Toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla) & Mélia (Melia azedarach) by César Gárcia
Questionário formação
Relatório Anual 2017
Portuguese version of GBIF.org interface
Portal de dados de biodiversidade de Portugal
1
2
3
4
5
6

Missão do GBIF

Global Biodiversity Information Facility
O Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade (GBIF) é uma organização intergovernamental criada em 2001 para facilitar a partilha e acesso, de forma livre e gratuita, de dados de biodiversidade.
Instituto Superior de Agronomia
O ISA acolhe o Nó Português do GBIF
com o apoio da:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

 

Curso de formação: Qualidade e Limpeza de Dados de Biodiversidade

Descrição
Este curso teórico-prático irá explanar os princípios de qualidade de dados, e procurar a sua aplicação através de práticas de deteção e limpeza de dados, com exemplos práticos. A qualidade dos dados é um dos aspetos mais importantes que determina a potencial utilização de um conjunto de dados. Esta qualidade é determinada por múltiplos fatores, que integram a cadeia de produção e processamento da informação, desde o registo ou captura inicial até à utilização e interpretação final. A qualidade dos dados de biodiversidade está igualmente associada às suas várias dimensões, desde a taxonomia à informação espacial, metainformação, armazenamento e publicação.

Plano Anual de Formação 2019

As actividades de formação do Nó Português do GBIF têm o propósito de promover a capacidade das instituições nacionais e de países parceiros na participação no GBIF, tanto através da publicação de dados, como no uso dos mesmos. Têm também o propósito de contribuir para a criação de curricula em informática para a biodiversidade, que poderão ser adotados em graduações e pós-graduações das universidades nacionais.

Estes cursos integram a participação do Nó Português do GBIF no PORBIOTA.

Resumo

Curso

IMAR published more than 300 thousand species occurrences leading the GBIF Portuguese data portal to exceed 6 million records

Golfinho

The IMAR Institute, from the University of Coimbra, is specialized in Marine and Environmental Sciences, focused on coastal zones and hydrographic basins. They have been registered as publishers since 2017 and are endorsed by OBIS, a global, open access information center on marine biodiversity for science, conservation and sustainable development.

MOBILISE: Candidaturas abertas para curso de formação: Desafios de Digitalização e Gestão de Dados em Pequenas Coleções

Está aberta para candidaturas o primeiro curso de formação do Cost action MOBILIZE, organizada sob o WG6 “EDUCAÇÃO E TREINAMENTO, DISSEMINAÇÃO E DIVULGAÇÃO”. O curso de formação será focado na digitalização e na gestão de coleções biológicas e geológicas e no desenvolvimento de estratégias e planos de digitalização. Os tópicos específicos que serão abordados durante a formação através de exercícios práticos são, entre outros, a qualidade dos dados, a limpeza dos dados e a origem dos dados.

Chamada para candidaturas a bolsas para Missões Científicas de Curta Duração (STSM – Short Term Scientific Missions)

A ação COST MOBILISE:  Mobilising Data, Policies and Experts in Scientific Collections tem como objetivo a constituição de uma rede cooperativa e inclusiva, com o envolvimento ativo dos vários stakeholders europeus, para apoiar a investigação em informática da geo e biodiversidade. A ação MOBILISE visa facilitar a transferência de conhecimento e tecnologia entre stakeholders, fazendo a ponte entre a investigação em biodiversidade e geociências e as melhores práticas da tecnologia de informação.

GBIF Portugal participa na acção COST MOBILISE

O GBIF Portugal está associado à acção COST MOBILISE: Mobilização de dados, Políticas e Especialistas em coleções científicas, que tem o objectivo de promover uma rede cooperativa na Europa para apoiar atividades de investigação e facilitar o conhecimento e a transferência de tecnologia em torno das coleções de ciências naturais. Esta acção COST tem a participação de 28 parceiros europeus, incluindo Portugal.

O COST MOBILISE irá:

Pages

Subscribe to gbif.pt RSS

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).