Agrotraining - Comprovar o uso do GBIF em agrobiodiversidade através da avaliação de necessidades e formação

Destaques

 

Inscrições abertas para o curso de formação "Use of Agrobiodiversity information in GBIF and other databases"

 

Lançado o Questionário sobre o Uso de Informação sobre Agrobiodiversidade

 

Objetivos

O principal objetivo do projeto é o de desenhar e desenvolver um curso de formação sobre o uso de informação sobre a agrobiodiversidade com base no GBIF e em outras fontes de dados relevantes. Este objetivo será alcançado após um processo de três fases, que inclui:

  1. identificar as principais necessidades dos stakeholders de agrobiodiversidade em ferramentas de bases de dados de biodiversidade, a fim de fornecer orientação no desenvolvimento de formação direto para a comunidade da agrobiodiversidade, através de abordagens participativas;

  2. desenvolver um conjunto completo de atividades de aprendizagem e materiais de divulgação, projetado para atingir os objectivos do programa de formação, incluindo uma avaliação geral das ferramentas e funcionalidades actualmente disponíveis sobre os recursos de informação sobre biodiversidade e de informática para a biodiversidade;

  3. organizar um curso de formação regional, com verificação da informação e das ferramentas disponíilizadas pelo GBIF (e por outras fontes), no que diz respeito às especificações formais necessários, a fim de avaliar a eficácia global do sistema e identificar as lacunas que limitam a sua utilização, quer sobre os tipos de informação essencial, quer sobre a acessibilidade à informação (por exemplo, informações taxonómicas, nomes vulgares, usos socioeconómicos, nutricionais ou médicos, mecanismos de polinização e dispersão de sementes, visualização de dados, integração de outras plataformas, entre outros)

Parceiros do projeto

GBIF Portugal

Nó Português do GBIF (www.gbif.pt)

GBIF Espanha

GBIF Espanha (www.gbif.es)

College F3 (Food, Farming and Forestry)

Colégio F3 (Food, Farming and Forestry) (http://www.colegiof3.ulisboa.pt/)

Duração

Julho 2016 a Junho 2017

Financiamento

GBIF

Programme GBIF CESP 2016

10 000.00 EUR

Co-financiamento

23 500.00 EUR

Notícias e Atividades

Lista de ações desenvolvidas durante o projeto:

26-04-2017
Inscrições abertas para o curso de formação "Use of Agrobiodiversity information in GBIF and other databases"

17-04-2017
Lançado o Questionário sobre o Uso de Informação sobre Agrobiodiversidade

10-02-2017
Workshop com stakeholders promove identificação das necessidades de informação sobre agrobiodiversidade

14-11-2016
Workshop com stakeholders debate necessidades de informação sobre agrobiodiversidade

Workshop Valorização da Agrobiodiversidade e a Importância da Informação em Bases de Dados para a Fileira da Vinha

23-09-2016
Membros do Colégio F3 recebem formação sobre GBIF

23-09-2016
Novo projeto de capacitação do GBIF ganho por GBIF Portugal, em parceria com o GBIF Espanha e Colégio F3, dedicado à agrobiodiversidade

Membros do Colégio F3 recebem formação sobre GBIF

Apresentações

Delivering Relevant Data - the case of agrobiodiversity. GBIF GB23 Public Symposium, Brasília, 26 Oct 2016

Sumário

A produção e segurança alimentar colocam novos desafios que dependem da exploração sustentável dos parentes silvestres das culturas, variedades autóctones e espécies negligenciadas ou subutilizadas. As dietas sustentáveis usam a biodiversidade local, incluindo alimentos tradicionais dos ecossistemas locais ou indígenas, incluindo muitas fontes de espécies e variedades ricas em nutrientes. Além disso, a biodiversidade selvagem não cultivada é também de suma importância para auxiliar os sistemas de produção de alimentos. Por exemplo, em termos de política europeia pública de alimentos orgânicos, é reconhecida a urgência do uso de sistemas de informação robustos, que podem contar com padrões de diversidade de espécies indicadoras. Os sistemas de produção agrícola e os serviços de ecossistemas que as herdades fornecem à paisagem envolvente aumentam a resiliência às pressões pelo que, para isso, a informação sobre a biodiversidade é essencial para avaliar o estado atual da agrobiodiversidade, apoiar o desenvolvimento de ferramentas, tais como modelos de previsão e cenários de teste.

A fim de avaliar a resposta do GBIF às necessidades de informação da comunidade de agrobiodiversidade, é necessário a verificação cruzada do tipo de dados e funcionalidades suportadas pelo GBIF, incluindo os recursos existentes e necessários em informação sobre biodiversidade e em informática para a biodiversidade, e, quando necessário, identificar alternativas, e adaptar as ferramentas para novas aplicações. Indiscutivelmente, um dos meios mais eficazes de sensibilização junto da comunidade da agrobiodiversidade é através de cursos de formação sobre a utilização das ferramentas do GBIF. Os cursos não pode ser concebidos apenas para formar investigadores sobre o uso dessas ferramentas de informação subexploradas como meio para aceder a uma diversidade de dados em agrobiodiversidade, mas também i) para testar e demonstrar os pontos fortes e utilidade dos portais globais e nacionais do GBIF que facilitam o acesso a informações e documentação sobre informação sobre biodiversidade em alimentos e agricultura; e ii) para identificar as insuficiências das ferramentas atuais e/ou da informação (tipos de dados, termos indexados) disponíveis no portal. Iremos utilizar este processo de criação de um curso de formação para realizar um exercício de avaliação das necessidades que irão relatar as realizações e os requisitos para maximizar o uso da informação sobre agrobiodiversidade para a produção sustentável de alimentos.

De modo a atingir estes objetivos, este projeto associa trẽs participantes: GBIF Portugal, GBIF EspanhaColégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).