Todos os cursos

Curso de formação: Qualidade e Limpeza de Dados de Biodiversidade - Lisboa - 2019

Descrição
Este curso teórico-prático irá explanar os princípios de qualidade de dados, e procurar a sua aplicação através de práticas de deteção e limpeza de dados, com exemplos práticos. A qualidade dos dados é um dos aspetos mais importantes que determina a potencial utilização de um conjunto de dados. Esta qualidade é determinada por múltiplos fatores, que integram a cadeia de produção e processamento da informação, desde o registo ou captura inicial até à utilização e interpretação final. A qualidade dos dados de biodiversidade está igualmente associada às suas várias dimensões, desde a taxonomia à informação espacial, metainformação, armazenamento e publicação.

Curso de gestão de coleções biológicas utilizando Specify 6 - Edição Coimbra - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra- 26 a 28 de Março de 2018

Curso de formação Specify 6 - Coimbra

Edição Coimbra - Museu da Ciência da Universidade de Coimbra - 26 a 28 de Março de 2018

Co-organização entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e o GBIF Portugal

Inscrições abertas para o curso de formação "Use of Agrobiodiversity information in GBIF and other databases"

AGBtraining

 

O GBIF Portugal, o GBIF Espanha e o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa abriram as candidaturas ao curso regional de formação Use of Agrobiodiversity information in GBIF and other databases que terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de junho, em Lisboa. O curso é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto Agrotraining, que é suportado pelo programa GBIF CESP.

Curso de formação: Publicação de dados no GBIF com Integrated Publishing Toolkit (IPT)

 

Descrição

A publicação de dados de biodiversidade através da rede GBIF implica a adopção de padrões de dados e a utilização de ferramentas informáticas que facilitem a descrição, publicação e descoberta dos mesmos pelos utilizadores. Os dados publicados pelos provedores têm de ser inicialmente indexados pelos servidores do GBIF, para depois serem acessíveis através do portal de dados data.gbif.org.