Notícias

Dados do GBIF contribuem para avaliar o enorme risco de extinção das espécies determinado pelas Nações Unidas

Pico dos Açores, Portugal (Foto de César Garcia).

O recém publicado relatório da Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) concluiu que os seres humanos estão a transformar as paisagens naturais da Terra de forma tão dramática, que cerca de um milhão de espécies de plantas e animais estão em risco de extinção. Esta inicia das Nações Unidas refere que isto representa uma grande ameaça aos ecossistemas globais, dos quais as pessoas do mundo inteiro dependem para sobreviver.

GBIF atinge os 7,8 milhões de ocorrências de biodiversidade para Portugal, com a duplicação de registos de aves publicados pelo eBird

O total de registos disponíveis através do GBIF para Portugal ultrapassou os 7,8 milhões, após a duplicação de dados de aves feita pelo eBird. Deste modo, aumentou também o total de registos publicados por Portugal, que ultrapassa agora os 7 milhões de registos.

Angola adere à rede GBIF e aumenta a participação de países lusófonos na organização

Angola on GBIF's Country Page (Source: gbif.org)

Angola é o mais recente país participante da rede GBIF, o que representa um importante avanço para o conhecimento global sobre a biodiversidade. Angola é um dos países com maior diversidade de biótopos em África, com 15 ecorregiões, sendo um dos países mais biodiversos do mundo. A partilha de dados através do GBIF permitirá o desenvolvimento e o aumento do papel das coleções de museus e herbários locais, que devem refletir a riqueza e complexidade biológica da região, para apoiar o avanço do conhecimento neste país africano.

MOBILISE - Bolsas para participação em conferências científicas para estudantes de doutoramento ou investigadores em início de carreira

Foi anunciado o suporte a jovens investigadores ou estudantes de doutoramento originários de países de inclusividade do COST (incluíndo Portugal) para a participação em conferências científicas, no âmbito da ação COST MOBILISE:  Mobilising Data, Policies and Experts in Scientific Collections. A próxima conferência abrangida por este suporte é a Biodiversity_Next Internacional Conference (Leiden, Holanda, 19-25 Outurbo 2019).

IMAR publica mais de 300 mil ocorrências de espécies levando o portal de dados português do GBIF a ultrapassar os 6 milhões de registos

Golfinho

O Instituto do Mar, Centro do Mar e Ambiente (IMAR), da Universidade de Coimbra, desenvolve investigação no domínio das Ciências do Mar e do Ambiente, voltada às zonas costeiras e bacias hidrográficas. Estão registados no GBIF desde 2017, e recebem o aval de publicação da OBIS, que é um centro de informações global e de acesso aberto sobre biodiversidade marinha, para ciência, conservação e desenvolvimento sustentável.

Aberta a convocatória para nomeações para o Prémio GBIF Jovens Investigadores 2019

Toutinegra-de-barrete-preto by César Garcia

Está aberta a convocatória para candidaturas ao Prémio Jovens Investigadores 2019. Este concurso anual procura fomentar a investigação e inovação no domínio da informática para a biodiversidade para alunos a desenvolver estudos de graduação ao nível do mestrado ou doutoramento que se baseiem em dados publicados através do GBIF.

MOBILISE: Candidaturas abertas para curso de formação: Desafios de Digitalização e Gestão de Dados em Pequenas Coleções

Está aberta para candidaturas o primeiro curso de formação do Cost action MOBILIZE, organizada sob o WG6 “EDUCAÇÃO E TREINAMENTO, DISSEMINAÇÃO E DIVULGAÇÃO”. O curso de formação será focado na digitalização e na gestão de coleções biológicas e geológicas e no desenvolvimento de estratégias e planos de digitalização. Os tópicos específicos que serão abordados durante a formação através de exercícios práticos são, entre outros, a qualidade dos dados, a limpeza dos dados e a origem dos dados.

Publicação do relatório: Questionnaire on the Needs in the Use of Agrobiodiversity Information

O Nó Português do GBIF, junto ao Nó Espanhol e ao Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa, lançaram em abril de 2017, o questionário sobre o uso da informação sobre agrobiodiversidade, no âmbito do projecto Agrotraining, que permitiu a identificação das necessidades do uso de informação sobre biodiversidade no domínio da Agrobiodiversidade por diferentes actores.

Páginas

Subscribe to RSS - Notícias

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).