Publicada a primeira colecção do Museu de História Natural da Universidade do Porto no GBIF

 

O Museu de História Natural da Universidade Porto é o mais recente provedor de dados nacional, com a publicação da sua primeira colecção no portal do GBIF, “Moluscos Marinhos de Augusto Nobre”, num total de 881 ocorrências, todas elas georeferenciadas. As amostras foram recolhidas entre 1884 e 1939. Os dados estão disponiveis no serviço IPT do Nó Português e através do portal internacional do GBIF

 

Esta colecção de moluscos marinhos faz parte da enorme colecção que deu origem ao trabalho publicado entre 1939-1940 “Moluscos Marinhos de Portugal” Augusto Nobre, antigo diretor do Museu de História Natural da Universidade do Porto.

 

A colecção disponibilizada no portal do GBIF, é constituída por conchas secas de espécimes do filo Molusca de 4 classes distintas: Gastropoda, Polyplacophora, Bivalvia and Cephalopoda. Todos eles foram colectados ao longo da costa Portuguesa e para a maioria dos espécimes existe informação de localização e data de amostragem.

 

Esta colecção foi revista por Rolanda Matos no final de 1990 (trabalho publicado em 2007), sendo a citação da colecção baseada na referência publicada por aquela autora: Matos R. M. A., 2007. Inventário dos Moluscos marinhos de Portugal Continental existentes no Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Porto.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).