Folha informativa nº2, janeiro de 2014

Nó Português do GBIF
Folha informativa nº2, janeiro de 2014
Resultados preliminares do Questionário das Bases de Dados de Biodiversidade e Colecções Biológicas 2013.
O Nó Português do GBIF concluíu recentemente o Questionário sobre Bases de Dados de Biodiversidade e Colecções Biológicas, tendo sido registados 72 recursos provenientes de 16 entidades, entre universidades, instituições públicas e associações ou entidades privadas. Saber mais.
Publicada a primeira colecção do Museu de História Natural da Universidade do Porto no GBIF
O Museu de História Natural, Universidade do Porto disponibilizou a sua primeira colecção no portal do GBIF, “Moluscos Marinhos de Augusto Nobre”, num total de 881 ocorrências, todas georreferenciadas. Saber mais.
O Novo Portal do GBIF e as novas funcionalidades
O novo portal do GBIF marca uma nova fase na missão da rede GBIF, criando condições mais favoráveis para decisores políticos, cientistas e a sociedade civil poderem agir na conservação de espécies em todo o mundo.

No novo portal podemos encontrar uma atualização contínua do número de dados existentes no GBIF, fazer uma busca por país, base de dados, ocorrências e/ou espécies. Para cada país é ainda possível verificar o numero de dados produzidos para o GBIF, bem como que dados foram produzidos por outros países acerca do mesmo.

Para além destas funcionalidades, no novo portal do GBIF é possível encontrar publicações associadas a estes dados de cada país e de autores portugueses. Saber mais.

Novo número do GBits disponível
Já se encontra disponível um novo número do GBits (n.º 37, Novembro 2013), que é publicado bimestralmente, com o objetivo de divulgar as actividades da rede GBIF.

Nesta edição foi destacada a atração de mais de 157000 visitantes ao novo portal do GBIF, a eleição do novo presidente do governing board do GBIF e a participação de Miguel Bastos Araújo, vencedor do prémio GBIF Ebbe Nielsen Prize 2013, no Simpósio de Ciência do GBIF Governing Board 20. Saber mais.

Nó Português do GBIF, Instituto de Investigação Científica Tropical, 2014.
Remover subscrição desta newsletter.

 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).