Primeira reunião do Projeto de Mentorado Espanha-França-Portugal, 21-23 de Janeiro 2014, Real Jardim Botânico, Madrid

Participantes dos Nós do GBIF de Espanha, França e Portugal realizaram, entre 21 e 23 janeiro, a primeira de três reuniões do projeto de mentorado GBIF, que se realizou no Real Jardim Botânico de Madrid. Esta reunião teve como principal objetivo de trocar experiências e valências entre os diferentes nós sobre o tema de e-learning e qualidade de dados.
 
 
Esta reunião teve principal foco nas ferramentas e procedimentos em qualidade de dados e em plataformas de e-learning para cursos de formação online. O GBIF Espanha demonstrou os seus cursos de e-learning, as plataformas que usam e como construir um curso. O nó espanhol disponibilizou também para os restantes a possibilidade de reutilizar e adaptar a sua plataforma (Atutor), bem como todos os materiais. Em relação à qualidade de dados, o GBIF Espanha apresentou e colocou em discussão as ferramentas e procedimentos que usa a nível nacional, bem como os cursos de que dispõem .

Todos os materiais desta reunião estão disponíveis em: http://www.gbif.es/formaciondetalles.php?IDForm=124 bem como os pontos de ação a ter em conta para o futuro (http://www.gbif.es/ficheros/Mentoring2014/ActionPoints.pdf).

A próxima reunião será em Lisboa de 28-30 de Abril, acolhida pelo Nó Português do GBIF, cujos temas serão a plataforma IPT (Integrated Publishing Toolkit) para publicação de dados através do GBIF e os procedimentos para a publicação de artigos de dados.

 

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).