Folha informativa n.º3, março de 2014

Nó Português do GBIF
Folha informativa nº3, Março de 2014
Candidaturas ao Prémio Ebbe Nielsen 2014
Está aberta a convocatória para apresentação de candidaturas ao Prémio Ebbe Nielsen 2014, a atribuir pela Global Biodiversity Information Facility (GBIF) a um investigador ou pequeno grupo de investigação que se tenha destacado em novas aplicações nos domínios da Biossistemática ou da Informática para a Biodiversidade. O prémio a atribuir, no valor de 30 000€, foi instituído pelo GBIF Governing Board. As candidaturas podem ser submetidas até 30 de Abril.
Mais informações aqui ou envie mensagem para info@gbif.pt.
Concurso do GBIF para Jovens Investigadores 2014
O GBIF abriu a convocatória para apresentação de candidaturas aos Prémios Jovens Investigadores 2014, que destacará trabalhos de investigação inovadores, desenvolvido por alunos em estudos de mestrado ou doutoramento, no domínio da Informática para a Biodiversidade. Será valorizada a utilização de dados primários de Biodiversidade veiculados através do GBIF. Serão atribuídos dois prémios, um para alunos de mestrado e outro para alunos de doutoramento, no valor de 4 000€ cada. As candidaturas podem ser submetidas até 30 de Abril.
Mais informações aqui ou envie mensagem para info@gbif.pt.
Realizada primeira reunião do Projeto de Mentorado Espanha-França-Portugal, Real Jardim Botânico, Madrid
Participantes dos Nós do GBIF de Espanha, França e Portugal realizaram, entre 21 e 23 janeiro, a primeira de três reuniões do projeto de mentorado GBIF, que se realizou no Real Jardim Botânico de Madrid. Esta reunião teve como principal objetivo de trocar experiências e valências entre os diferentes nós sobre o tema de e-learning e qualidade de dados. Saber mais.
Publicado o primeiro artigo de dados português
Foi recentemente publicado o primeiro artigo de dados (data paper) baseado numa colecção biológica portuguesa que é partilhada através do GBIF. O trabalho da autoria de Miguel Monteiro e co-autores documenta a Colecção de Aves de Angola do Instituto de Investigação Científica Tropical, que alberga 1560 aves de 161 espécies e 361 subespécies. O artigo entitulado The collection and database of Birds of Angola hosted at IICT (Instituto de Investigação Científica Tropical), Lisboa, Portugal foi publicado pela revista de acesso aberto Zookeys e está disponível em http://dx.doi.org/10.3897/zookeys.387.6412.
Saber mais.
Oportunidades de emprego no Secretariado Internacional do GBIF
Programme Officer for Content Mobilisation - dará apoio ao esforço global para tornar os dados de biodiversidade acessíveis gratuitamente a todos, através da Internet. O candidato irá trabalhar com a rede de Nós e editores de dados que tenham interesse potencial para o GBIF, identificando oportunidades estratégicas e soluções para a disponibilização online. As candidaturas devem ser submetidas em inglês para o email po_jobs@gbif.org e o prazo termina a 22 de Abril de 2014.
Mais informações em http://www.gbif.org/newsroom/opportunities.

Programme Officer for Content Analysis and Use– o secretariado do GBIF procura um investigador experiente para fazer a ponte com a comunidade cientifica e apoiar no uso dos dados de biodiversidade disponíveis através da rede GBIF. As candidaturas devem ser submetidas em inglês para o email po_jobs@gbif.org e o prazo termina a 22 de Abril de 2014.
Mais informações em http://www.gbif.org/newsroom/opportunities.

Novos números do GBits disponíveis
Já se encontram disponíveis dois novos números do GBits (n.º 38, Janeiro 2014 e n.º 39, Março de 2014). Na edição de Janeiro são destacadas a publicação de um estudo “How plants weather the cold” onde foram utilizados dados do GBIF, a publicação de dados pela Cheadle Center for Biodiversity and Ecological Restoration (USA), National Museum of Nature and Science (Japão), Museu de História Natural do Porto (Portugal), lista “Taxa Watermanagement the Netherlands” (Holanda).
É também referido a digitalização em larga escala a decorrer na Holanda e Suécia, o novo portal do nó holandês do GBIF, a publicação de data papers pela Colômbia, a reunião de mentorado entre Espanha, França e Portugal em Janeiro e os planos de formação entre o nó espanhol e irlandês. Na edição de Março é destacada as novas funcionalidades do Portal de Dados, sendo também referido o primeiro artigo de dados publicado com base numa colecção portuguesa disponível no GBIF.
Mais informações aqui.
Nó Português do GBIF, Instituto de Investigação Científica Tropical, 2014.
Remover subscrição desta newsletter.

 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).