Informação sobre o uso de dados publicados através do GBIF

O Nó Português do GBIF (www.gbif.pt) está empenhado em promover o uso da informação sobre biodiversidade disponível através do portal de dados GBIF (www.gbif.org) de forma a assegurar que a melhor e mais completa informação existente possa ser utilizada com fins científicos, na gestão de recursos naturais, apoio à decisão, avaliação de impactos ambientais, entre outros. A informação sobre o uso dos dados é, por isso, essencial para a identificação das estratégias e prioridades na mobilização e verificação de qualidade de dados publicados pelo provedores.
 
Nesse sentido, apelamos à comunidade de utilizadores de dados de biodiversidade publicados através do GBIF que nos informem sobre o uso de dados. A identificação do uso científico é mais facilmente monitorizada, em particular quando os dados sejam utilizados na produção de artigos científicos (ver http://www.gbif.org/country/PT/publications), mas os outros tipos de utilização são virtualmente impossíveis de identificar, a não ser que nos seja comunicado pelos seus utilizadores.
 
O GBIF.PT permite agora que o uso dos dados seja facilmente reportado através de um formulário disponivel no portal do Nó. Este destina-se a organizações ou instituições, públicas ou privadas, que façam uso de dados de biodiversidade disponibilizados através do GBIF, e que nos queiram enviar informação sobre esse uso. Este formulário não se destina a fornecer dados sobre a detenção de dados de biodiversidade (de colecções biológicas ou bases de dados de ocorrência), o que pode ser registado através do Questionário sobre Bases de Dados de Biodiversidade e Colecções Biológicas.

Comunique o uso de dados acedendo aqui.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).