Consulta do GBIF sobre licenciamento dos dados de biodiversidade

O GBIF está a consultar a sua comunidade de provedores e utilizadores sobre uma nova abordagem no licenciamento dos dados de biodiversidade publicados através do GBIF.
Esta consulta pretende impulsionar a missão do GBIF de promover o acesso livre e aberto a dados de biodiversidade, com as menores restrições de uso possíveis. A identificação da licença pela qual os dados são publicados deve ser, por isso, efectuada com base em normas claras, criadas com o acordo da comunidade, sobre questões como a atribuição e citação de dados, bem como respeitando a decisão dos provedores sobre a questão do uso comercial.
 
 
Assim, o GBIF pretende, em conjunto com a sua comunidade, desenvolver soluções para as fragilidades existentes para que os dados de biodiversidade sejam disponibilizados através do GBIF respeitando tanto o provedor como o utilizador. As normas propostas estão disponíveis para consulta neste documento (em inglês).

As contribuições podem ser enviadas até 14 de Junho de 2014, utilizando o seguinte modelo para licensing@gbif.org. É também possível consultar as respostas já submetidas nesta página.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).