Política de Acesso Aberto: GBIF como repositório de acesso aberto para dados de biodiversidade

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia colocou em vigor, a partir de 5 de maio de 2014, a Política de Acesso Aberto, a qual prevê que as publicações científicas e os dados e outros resultados de investigação científica, resultantes de financimentos atribuídos pela FCT, através de projetos de I&D, bolsas e contratos de emprego científco, devem ser depositados em repositórios de acesso aberto.

Para publicações científicas, a FCT "determina que as publicações de resultados científicos, que sejam sujeitas a revisão por pares ou outra forma de revisão científica, devem ser depositadas num dos repositórios em acesso aberto do RCAAP". Em relação aos dados, a FCT "encoraja os investigadores a partilharem resultados primários e outros dados com a comunidade científica, colocando-os em bases de dados de acesso aberto".

O GBIF constitui um repositório elegível para a publicação, em acesso aberto, de dados de biodiversidade. Para além de cumprir os requisitos da Política de Acesso Aberto da FCT, a publicação dos dados através do GBIF assegura que estes são interoperáveis (pela adopção dos padrões de dados e de metadados), maximizando a possibilidade de serem descobertos e reutilizados pela restante comunidade científica. A nova revista de artigos de dados Scientific Data (http://www.nature.com/scientificdata), do grupo editoral da Nature, seleccionou o GBIF como um repositório preferencial para o depósito em acesso aberto de dados de biodiversidade.

A publicação dos dados atrabés do GBIF, cumprindo todos os requisitos da Política de Acesso Aberto da FCT, pode ser realizado através do serviço Integrated Publishing Toolkit (http://ipt.gbif.pt) do Nó Português do GBIF. O IPT é a ferramenta disponibilizada pelo GBIF para a publicação de dados e metadados, podendo também ser instalado em servidor próprio das instituições. Os dados e metadados publicados através desta plataforma são indexados pelo portal de dados internacional do GBIF de forma quase instantânea, ficando assim acessíveis e pesquisáveis pela comunidade de utilizadores global.

Para mais informações, consulte a Política de Acesso Aberto da FCT ou escreva-nos para info@gbif.pt.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).