Folha informativa nº4, Junho de 2014

Nó Português do GBIF
Folha informativa nº4, Junho de 2014
Política de Acesso Aberto: GBIF como repositório de acesso aberto para dados de biodiversidade.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia colocou em vigor, a partir de 5 de maio de 2014, a Política de Acesso Aberto, a qual prevê que as publicações científicas e os dados e outros resultados de investigação científica, resultantes de financiamentos atribuídos pela FCT, devem ser depositados em repositórios de acesso aberto.

O GBIF constitui um repositório elegível para a publicação, em acesso aberto, de dados de biodiversidade. Para além de cumprir os requisitos da Política de Acesso Aberto da FCT, a publicação dos dados através do GBIF assegura que estes são interoperáveis (pela adopção dos padrões de dados e de metadados), maximizando a possibilidade de serem descobertos e reutilizados pela restante comunidade científica.

Para saber mais.

Relatório anual 2013 do Nó Português do GBIF
Já se encontra disponível o relatório anual, referente a 2013, do Nó Português do GBIF. O ano de 2013 constituiu o primeiro ano de funcionamento do Nó e serviu para a sua implementação. Foram desenvolvidas uma série de ações a nível nacional, como a publicação do portal do Nó, a realização de um curso de formação para provedores de dados. A nível internacional, as principais actividades foram a participação nas reuniões dos Nós Europeus, iniciando a colaboração no projeto de mentorato com os Nós de França e Espanha, bem como ao nível da cooperação com os países da CPLP, em particular Moçambique e Angola.

Para saber mais

Consulta do GBIF sobre o aval e avaliação dos conjuntos de dados no GBIF
O GBIF está a consultar a sua comunidade de provedores de dados acerca das alterações propostas para a mudança nos procedimentos de registo de um novo provedor, antes da primeira publicação de conjuntos de dados através do GBIF. Algumas das alterações propostas são de que qualquer potencial provedor de dados pode registar-se no GBIF e submeter conjuntos de dados, sem a necessidade de um aval a priori por um Nó de um país ou organização participante no GBIF, os Nós Participantes no GBIF relevantes, com base no país ou nas indicações do provedor, serão convidados a rever o conjunto de dados e dar o seu aval, se apropriado, entre outras.

As contribuições podem ser enviadas até 16 de Junho de 2014

Para saber mais

Consulta do GBIF sobre licenciamento dos dados de biodiversidade.
O GBIF está a consultar a sua comunidade de provedores e utilizadores sobre uma nova abordagem no licenciamento dos dados de biodiversidade publicados através do GBIF.

Esta consulta pretende impulsionar a missão do GBIF de promover o acesso livre e aberto a dados de biodiversidade, com as menores restrições de uso possíveis. A identificação da licença pela qual os dados são publicados deve ser, por isso, efectuada com base em normas claras, criadas com o acordo da comunidade, sobre questões como a atribuição e citação de dados, bem como respeitando a decisão dos provedores sobre a questão do uso comercial.

As contribuições podem ser enviadas até 14 de Junho de 2014

Para saber mais

Informação sobre o uso de dados publicados através do GBIF
O Nó Português do GBIF (www.gbif.pt) está empenhado em promover o uso da informação sobre biodiversidade disponível através do portal de dados GBIF (www.gbif.org) de forma a assegurar que a melhor e mais completa informação existente possa ser utilizada com fins científicos, na gestão de recursos naturais, apoio à decisão, avaliação de impactos ambientais, entre outros. A informação sobre o uso dos dados é, por isso, essencial para a identificação das estratégias e prioridades na mobilização e verificação de qualidade de dados publicados pelo provedores. Nesse sentido, apelamos à comunidade de utilizadores de dados de biodiversidade publicados através do GBIF que nos informem sobre o uso de dados.

Para saber mais

Segunda reunião do Projeto de mentorado GBIF França-Portugal-Espanha acolhida pelo Nó Português do GBIF no IICT, em Lisboa
O Nó Português do GBIF organizou nos passados dias 28 a 30 de Abril no Palácio Burnay, Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) em Lisboa a segunda reunião de mentorado entre França-Portugal-Espanha, com o objetivo de trocar experiências e valências entre os diferentes nós.

Esta reunião teve principal foco na formação e-learning na área dos artigos de dados (data papers), os requisitos necessários para a sua preparação usando as ferramentas GBIF, como a plataforma Integrated Publishing Toolkit (IPT), bem como as diferentes possibilidades de publicação de artigos de dados baseados em bases de dados publicadas através do GBIF.

Para saber mais.

Nó Português do GBIF, Instituto de Investigação Científica Tropical, 2014.
Remover subscrição desta newsletter.

 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).