Prémio Ebbe Nielsen 2014 atribuído a Tony Rees (CSIRO), Austrália

O prestigiado prémio Ebbe Nielsen de 2014 foi atribuído a Tony Rees, cujas ferramentas informáticas inovadoras permitiram a disponibilização de dados biológicos Terrestres. Este prémio é atribuído pelo Comité Científico do GBiF a investigadores que combinem na sua investigação a Biosistemática e a informática para a biodiversidade.
 
Tony Rees é gestor do centro de gestão de dados marinhos na organização australiana de investigação cientifica pública e industrial  (CSIRO). Irá receber o prémio de 30,000€ na 21ª reunião do conselho de administração do GBIF (GB21) a decorrer em Nova Deli de 16-18 de Setembro.
O GBIF Austrália nomeou Tony Rees como reconhecimento pela obtenção de quatro inovações que levaram a um progresso global na informática para a Biodiversidade:

  • Desenvolvimento do índice espacial e sistema de mapeamento  “c-squares”, que permite que os dados relativos a qualquer posição na superfície terrestre  sejam expressos num formato simples baseado em texto como algo semelhante a um “código postal global”. Isto permite uma pesquisa rápida, recuperar e mapeamento de dados georeferenciados tais como os resultados de questionário de Biodiversidade ou dados agregados de ocorrência de espécies.   
  • Reformulação do sistema de informação biogeográfico do Oceano (OBIS), introduzindo uma indexação centralizada na taxonomia, em dados espaciais e pela primeira vez, o rápido mapeamento online. Tony Rees também é o gestor do Nó Australiano do OBIS.
  • Desenhar e construir o software ‘Taxamatch’  que deteta e corrige erros ou variações de escrita de nomes taxonómicos. Esta ferramenta foi instalada em vários sistemas globais de dados de biodiversidade.
  • Conceção e implementação do registo interino dos géneros marinhos e não marinhos (IRMNG), desenvolvido inicialmente como a informação base para o projeto de censos da vida marinha e OBIS. Hoje, constitui uma fonte de dados para um número de sistemas, incluindo o GBIF, para o qual constitui a base da informação taxonómica que ajuda a organizar a informação de espécies publicada através da rede.  

Consulte aqui a notícia de imprensa (em inglês).

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).