Folha informativa n.º 5, Setembro 2014

Nó Português do GBIF
Folha informativa nº5, Setembro de 2014
Publicada a primeira coleção botânica do Museu de História Natural da Universidade do Porto no GBIF
O Museu de História Natural da Universidade Porto, como um dos mais recentes provedores de dados nacional, publicou a sua primeira colecção botânica no portal do GBIF, “ Colecção de Briófitas do Herbário do Porto (PO)", num total de 7621 ocorrências com mais de 99% dos registos georreferenciados. Estes dados estão agora disponíveis no serviço IPT do Nó Português e através do portal internacional do GBIF.

Para saber mais.

A 21ª Assembleia Geral do GBIF reúne esta semana
A 21ª reunião da Assembleia Geral do GBIF acontecerá esta semana, entre 15 e 19 de Setembro em Nova Deli. Nesta reunião Portugal participará enquanto membro votante da organização, que conta com 52 países participantes e 40 organizações. Na reunião serão discutidos vários aspectos da atividade do GBIF, incluíndo os resultados das consultas sobre o licenciamento de dados publicados através do GBIF e sobre o aval e avaliação de conjuntos de dadosque foram realizados este ano.

Para saber mais

Novo número do GBits disponível
Já se encontra disponível um novo número do Gbits, n.º 40, Agosto 2014. Nesta edição é destacada a atribuição do prémio Ebbe Nielsen 2014 e Jovens investigadores 2014, bem como a revisão científica do GBIF de 2013. São também referidas as novas funcionalidades do portal do GBIF na pesquisa por registos de ocorrência de espécies, a nova versão da ferramenta IPT (Integrated Publishing Toolkit), os projetos de mentorado em curso e as suas atividades (traduções, formação e reuniões), as novas publicações de dados através da rede GBIF, bem como os novos colaboradores no secretariado do GBIF, bem como formação e oportunidades na rede GBIF.

Para saber mais

Prémio Ebbe Nielsen 2014 foi atribuído a Tony Rees (CSIRO), Austrália
O prestigiado prémio Ebbe Nielsen de 2014 foi atribuído a Tony Rees, cujas ferramentas informáticas inovadoras permitiram a disponibilização de dados biológicos Terrestres. Este prémio é atribuído pelo Comité Científico do GBiF a investigadores que combinem na sua investigação a Biosistemática e a informática para a biodiversidade. Tony Rees é gestor do centro de gestão de dados marinhos na organização australiana de investigação científica pública e industrial (CSIRO).

Para saber mais

Prémio Jovens Investigadores GBIF 2014 foi atribuído a Vijay Barve e Caoimhe Marshall
O prémio Jovem Investigador GBIF de 2014 foi atribuído a dois investigadores, Vijay Barve (Índia) e Caoimhe Marshall (Irlanda). Este prémio é atribuído pelo Comité Científico do GBIF a jovens investigadores que tenham uma investigação inovadora e original, com um potencial significativo para a ciência da biodiversidade e pelo uso criativo dos dados publicados através do GBIF. Vijay Barve, é estudante de doutoramento da Fundação para a revitalização das tradições de saúde locais (FRLHT) de Bangalore, Nó Indiano do GBIF, cujo projeto tenta perceber qual o papel das redes sociais no fornecimento de dados de biodiversidade válidos. Caoimhe Marshall, é uma estudante de mestrado na University College Dublin (UCD), e está a analisar dados de biodiversidade para detetar tendências e lacunas.

Para saber mais

Portal de dados GBIF enriquecido com fotografia, audio ou vídeo dos registos de ocorrência de biodiversidade
Os utilizadores do portal de dados do GBIF podem agora pesquisar registos de ocorrência de espécies que estejam acompanhados por fotos, som e vídeo. O portal passou a incluir estes conteúdos multimédia na visualização de dados, iniciando, neste momento,com perto de 1 milhão de ocorrências de espécies com itens multimédia.

Para saber mais.

Revisão Científica do GBIF, 2013
O GBIF publicou a Revisão Científica de 2013 que compila todos os artigos científicos (revistos) do ano passado, que utilizaram dados publicados através da infraestrutura global do GBIF. A lista de revisão científica conta com mais de 250 artigos científicos em 2013 que usaram dados publicados através do Portal do GBIF e foram obtidos através do programa que monitoriza e compila estes estudos categorizando-os por área temática, uso de dados, discussão e citação do GBIF.

Para saber mais.

Nó Português do GBIF, Instituto de Investigação Científica Tropical, 2014.
Remover subscrição desta newsletter.

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).