Nova edição do GBits já disponível

Já se encontra disponível um novo número do Gbits, n.º 41, Outubro 2014. Nesta edição é destacada a 21ª reunião da Assembleia Geral do GBIF que decorreu em 15 e 19 de Setembro em Nova Deli , a entrega dos prémios Ebbe Nielsen 2014 e Jovens investigadores 2014, bem como a publicação do relatório anual de 2013 GBIF de 2013. É também referida a integração do Uruguai como país votante, bem como de três novas associações participantes. Refere-se também os projetos de mentorato e os workshops que  desenvolvem, novas parcerias e os desenvolvimentos dos parceiros GBIF na América Latina e as novas publicações cientificas usando dados GBIF.
 
Na 21ª reunião da Assembleia Geral do GBIF que decorreu em 15 e 19 de Setembro em Nova Deli, teve 89 participantes de 32 países, de entre os quais Portugal. É destacado a abertura da assembleia pelo Ministro do Ambiente, Florestas e Alterações Climáticas indiano, Prakash Javadekar, que referiu ir dar início a negociações com o GBIF para tornar o seu país num país votante. Na reunião foram aprovados o orçamento e plano de trabalhos e discutido os aspetos da atividade do GBIF em relação ao licenciamento de dados publicados através do GBIF e sobre o aval e avaliação de conjuntos de dados.
Um dos eventos associados à Assembleia Geral foi o Simpósio Público GBIF, dedicado à inovação e impacto realizado pelos investigadores utilizando os dados publicados através do GBIF, bem como uma visão sobre os desenvolvimentos na informática para a biodiversidade e os seus beneficios para a sociedade. No simpósio, foi apresentado  exemplos práticos desses desenvolvimentos e investimentos, a uma escala nacional. A Investigadora Portuguesa Joana Magos Brehm da Universidade de Birmingham e colaboradora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (Ce3C) apresentou o seu trabalho “ GBIF helping to underpin global food security “  acerca do uso de dados mediados pelo GBIF na conservação e utilização de plantações de espécies selvagens e como contribuem para apoiar a segurança alimentar global. Um momento forte do simpósio foi a entrega dos prémios Ebbe Nielsen 2014 e Jovens Investigadores 2014, com a apresentação dos trabalhos premiados.
 
É destacado ainda no GBits o lançamento do Relatório Anual de 2013, a nova parceria com a DataOne (Data Observation Network for Earth) com o objetivo da persistência de dados e a atribuição de bolsas de reforço de capacitação para 31 parceiros de 29 países, com foco na digitalização de dados, qualidade de dados e desenvolvimento de ferramentas.
 
No âmbito do projeto de mentorato entre a Bélgica, Mauritânia e Togo é destacado a realização do workshop acerca da publicação de datapapers. É também referido a Reunião dos Nós do GBIF da América Latina no Brasil, bem como o projeto de mentorato entre a Colombia e Brasil cuja ultima reunião decorreu no Rio de Janeiro, Brasil.
 
É ainda destacado, a integração como país participante votante do Uruguai , bem como de três novas associações participantes a BHL (The Biodiversity Heritage Library), Naturalis e Candensys, bem como o auxilio do GBIF na organização da conferência de Biodiversidade na China, na realização do Workshop de como georeferenciar e publicar  dados usando a IPT (Integrated Publishing Toolkit).
 
Nesta edição do GBits é realçado as mais recentes publicações de dados provenientes do Chile, República Checa, Noruega, Índia, Russia, Tailândia, Reino Unido e Bélgica, bem como  a publicação de dados pela eBird com mais de meio bilião de dados sobre aves. As publicações recentes de Portugal (Colecção botânica do Museu de História Natural da Universidade do Porto e a Coleção Entomológica do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa) serão publicitadas no próximo número do GBits previsto para dezembro deste ano.
 
O novo número do GBits está disponível para consulta aqui.

 

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).