Folha informativa n.º 7, Janeiro 2015




Folha informativa nº7, Janeiro de 2015
Lançado o novo concurso/desafio GBIF Ebbe Nielsen 2015
O desafio GBIF Ebbe Nielsen, que substitui o habitual prémio Ebbe Nielsen, terá a atribuição de dois prémios de 20 000 e 5 000 euros. Este desafio tem por objetivo inspirar os cientistas, informáticos, modeladores de dados, cartógrafos e outros especialistas a inovar e criar novas aplicações na área dos dados de biodiversidade de livre acesso. É esperada a submissão de novas representações ou abordagens aos dados mediados pelo GBIF, desde sites web, aplicações móveis ou desktop, ou resultados de análises inovadoras.

As inscrições e submissões de propostas estão disponíveis até dia 2 de Março de 2015 na página oficial do desafio. página oficial do desafio

Para saber mais

Concurso do GBIF para Jovens Investigadores 2015
O Prémio Jovens Investigadores 2015 destacará trabalhos de investigação inovadores, desenvolvido por alunos em estudos de mestrado ou doutoramento, no domínio da Informática para a Biodiversidade. Será valorizada a utilização de dados primários de Biodiversidade veiculados através do GBIF. Serão atribuídos dois prémios, um para alunos de mestrado e outro para alunos de doutoramento, no valor de 4 000 euros cada. A submissão da candidatura deve ser feita ao Nó Português do GBIF para o email node@gbif.pt, até 15 de Fevereiro de 2015.

Para saber mais

Seminário Dia de Informação GBIF
No passado mês de Dezembro o Nó Português do GBIF promoveu o roteiro nacional de seminários Dia de Informação GBIF, que contou com a presença de 159 participantes de 26 instituições diferentes, incluindo universidades e unidades de investigação, ICNF (administração central e parques naturais), administração regional e local, empresas, ONGs e aquários.

Para saber mais

Portal de ciência cidadã publica através do GBIF ocorrências de plantas invasoras em Portugal
Foi recentemente publicado pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra o conjunto de dados de observações de plantas invasoras, com base em registos através do portal de Ciência Cidadã www.invasoras.pt. Este conjunto de dados inclui 4024 ocorrências de plantas invasoras no território português, incluíndo Madeira e Açores. Os dados estão disponíveis através do serviço IPT do Nó Português do GBIF e no portal internacional do GBIF.

Para saber mais.

Nova edição do GBits já disponível
Já se encontra disponível um novo número do Gbits, n.º 42, Dezembro 2014. Nesta edição é destacado o desafio GBIF Ebbe Nielsen que substitui o habitual prémio Ebbe Nielsen. É também referido o projeto conjunto entre Índia e Noruega na obtenção de dados de Biodiversidade e é referida também a conferência dos padrões de informação de biodiversidade bem como a conferência COP-12 e os seus resultados. São ainda incluidas referências às novas publicações de dados através do GBIF, incluindo de Portugal, e as novas publicações cientificas que usam esses dados.

Para saber mais
 

Nó Português do GBIF, Instituto de Investigação Científica Tropical, 2015.
Remover subscrição desta newsletter.

 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).