Dados do Flora-On publicados através do GBIF

A Sociedade Portuguesa de Botânica publicou hoje através do GBIF os dados do portal Flora-On, que passa a ser o maior conjunto de dados publicado por uma instituição portuguesa. O conjunto de dados, com mais de 140 mil registos, corresponde a ocorrências de plantas vasculares nativas e exóticas subespontâneas da flora portuguesa, registadas pelos colaboradores do Flora-On, podendo ser acedido através do portal internacional do GBIF e do serviço IPT do Flora-On.

Os dados partilhados pela SPBotânica são fornecidos por botânicos e naturalistas experientes, ou por colaboradores ocasionais do Flora-On. No último caso, os registos são validados pelos editores do portal, assegurando a qualidade dos mesmos. Outro aspecto da qualidade de dados está associado ao uso de uma lista autoritária para os nomes dos taxa, baseada na Checklist da Flora de Portugal (Continental, Açores e Madeira), também acessível através do GBIF. Todos os registos são fornecidos com coordenadas disponibilizadas sobre uma quadrícula de 10x10 km. A maioria dos registos corresponde a observações efectuadas depois do arranque do portal Flora-On, em Fevereiro de 2012.

A publicação deste conjunto de dados é um contributo importante para aumentar a cobertura da biodiversidade nacional disponibilizada através do GBIF, permitindo duplicar os registos de plantas vasculares disponíveis através do portal de dados. A SPBotânica fará a actualização regular do recurso agora publicado, assegurando que novos registos inseridos pelos colaboradores do Flora-On ficaram também disponíveis para a comunidade global através do GBIF.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).