Inquérito procurar entender as necessidades de informação sobre biodiversidade e dos recursos em África

O GBIF assegurou recentemente fundos da Comissão Europeia, no programa EuropeAid, para o projecto Informação sobre Biodiversidade para o Desenvolvimento (BID). Este destina-se a promover a disponibilidade de informação sobre biodiversidade nos países África, Caraíbas e Pacífico (ACP), para suporte às necessidades científicas e de decisão de políticas. Ver mais informação em http://www.gbif.org/BID.

O projecto BID lançará uma chamada a projectos em 2015 para África. De forma a preparar esta chamada, o GBIF lançou dois inquéritos a serem preenchidos por organizações ou instituições africanas dos países ACP, um para decisores de políticas (inquérito 1) e outro para detendores de dados (inquérito 2). O preenchimento dos inquérios é importante para que sejam avaliadas as necessidades dos interessados em concorrer ao financiamento a atribuir pelo programa, e a definição das respectivas prioridades.

Estes inquéritos podem ser preenchidos online em https://pt.surveymonkey.com/s/QKPQBMW e https://pt.surveymonkey.com/s/Q2WFFKT, respectivamente, ou descarregados em versão Word para preenchimento offline. Na próxima semana acontecerá uma reunião na Cidade do Cabo para lançamento do programa Africa Rising (http://www.gbif.org/event/78473), onde será feita uma primeira análise das respostas recebidas. As respostas podem ser enviadas em qualquer altura, mas de preferência antes de 18 de Maio.

É muito importante o preenchimento do inquérito e divulgação divulgação desta iniciativa junto de outras instituições nacionais de países africanos de Língua Portuguesa. Por parte do Nó Português do GBIF, sedeado no Instituto de Investigação Científica Tropical (www.gbif.pt), haverá toda a disponibolidade para apoiar as iniciativas dos países africanos da CPLP que venham a desenvolver propostas a submeter a este programa.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).