CoopBioPlat - plataforma de colaboração para a publicação de informação sobre biodiversidade ao nível nacional

O CoopBioPlat -- A cooperative framework for building a common platform to serve biodiversity information at national level é um projeto financiado pelo programa EraNET-LAC do tipo Pilot Coordination Action que visa promover a colaboração internacional no âmbito da rede GBIF, para o desenvolvimento de plataformas digitais para a visualização e análise de dados de biodiversidade ao nível do país. Este projecto é coordenado pelo Nó Espanhol do GBIF e conta com a participação dos Nós da Argentina, Brasil, Costa Rica, França e Portugal.

Os objetivos do projeto são:

  • Estabelecer um acordo institucional par a cooperação sobre portais de dados de biodiversidade (ao nível nacional e baseado no portal Atlas of Living Australia, ALA);
  • Consolidar a cooperação técnica e os desenvolvimentos tecnológicos recentes sobre o ALA.

O Atlas of Living Australia (ALA) é uma plataforma web, com várias componentes, dedicada a visualização e consulta de dados de biodiversidade através da internet. Desenvolvida em código aberto pela infraestrutura de investigação australiana com o mesmo nome, que é simultaneamente Nó Australiano do GBIF, oferece aos utilizadores soluções state-of-the-art para consulta de dados de ocorrência de espécies, páginas de espécies, análise espacial, portais de ciência cidadã e crowdsourcing, análise filogenética, entre outros. Nesta medida, não se trata de uma plataforma redundante do portal de dados internacional do GBIF, pois acrescenta camadas de análise que são disponibilizadas aos utilizadores. Vários participantes no GBIF identificaram o ALA como plataforma de seleção para a implementação de um portal nacional de dados, tendo sido criada uma comunidade de programadores e implementadores. O Nó Português do GBIF identificou já o ALA como plataforma preferida para a implementação do portal nacional de dados de biodiversidade, sendo possível que outras instituições nacionais venham a encontrar interesse na sua adoção.

O ALA constitui, deste modo, uma excelente base para promover a colaboração internacional sobre plataformas digitais para a visualização e análise de dados de biodiversidade, no contexto da rede GBIF. A assinatura de um Memorando de Entendimento proporciona o nível de compromisso que permite que a participação nacional tenha um enquadramento promotor de sinergias intra e internacional. Fica, de igual modo, e com igual relevância, enquadrada a extensão da aplicação desta plataforma em contextos de colaboração institucional, não limitada à rede GBIF, mas por exemplo no âmbito das infraestruturas de investigação nacionais (p.e. PORBIOTA), e ainda de cooperação internacional com outros países da CPLP que pretendam desenvolver as suas plataformas de dados de biodiversidade.

Os resultados do projeto concretizar-se-ão através da assinatura do Memorando de Entendimento institucional entre os países participantes, cuja preparação decorreu numa reunião internacional realizada em Buenos Aires. Também é reforçada a capacitade tecnológica das equipas dos nós participantes, através de um workshop sobre ALA realizado em Madrid.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).