Workshop técnico sobre ALA realizado em Madrid, no âmbito do projeto CoopBioPlat

Participantes Reunião CoopBioPlat Madrid

 

Realizou-se entre os dias 20 e 23 de outubro, em Madrid, um workshop técnico acolhido pelo Nó Espanhol do GBIF sobre a plataforma Atlas of Living Australia. Esta foi a segunda reunião prevista no âmbito do projeto ERA-Net LAC PCA CoopBioPlat, que tem por objetivo promover uma base de cooperação institucional sobre portais de dados de biodiversidade ao nível nacional.

O Atlas of Living Australia (ALA) é desenvolvido pelo Nó Australiano do GBIF e é uma plataforma web, com vários módulos que permite a visualização e consulta de dados de biodiversidade através da internet. Desenvolvida em código aberto sobre tecnologia big data, oferece soluções state-of-the-art para consulta de grandes volumes de dados de ocorrência de espécies, páginas de espécies, análise espacial, portais de ciência cidadã e crowdsourcing, análise filogenética, entre outros.

Durante o workshop, e aproveitando a presença de David Martin, do ALA, que é um dos programadores responsáveis pelo desenvolvimento do ALA, os participantes associados aos Nós GBIF da Argentina, Brasil, Espanha, França e Portugal tiveram a oportunidade de apresentar o estado de desenvolvimento da plataforma no seu país. Houve também oportunidade para se resolver os principais problemas de instalação e implementação que foram encontrados pelos participantes. O workshop serviu também para identificar as componentes de documentação da plataforma que precisam de ser desenvolvidas, em associação ao projecto GBIF CESP Encounter Bay (ALA Node portal internationalization) e ainda para ser estabelecida a plataforma de colaboração entre os programadores dos diversos Nós GBIF envolvidos.

O testemunho dos participantes no workshop está disponível neste vídeo online.

O Nó Português do GBIF irá implementar brevemente uma versão nacional do Atlas of Livring Australia, o que irá não só facilitar o acesso e análise dos dados disponíveis para Portugal, como também dar maior visibilidade às instituições portuguesas publicadoras de dados através do GBIF.

Article Type: 
section_art1: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).