Novo projeto de capacitação do GBIF ganho por GBIF Portugal, em parceria com o GBIF Espanha e Colégio F3, dedicado à agrobiodiversidade

Article Type: 

O projeto submetido pelo Nó Português do GBIF, em parceria com o Nó Espanhol do GBIF e com o Colégio F3 (Food, Farming and Forestry) da Universidade de Lisboa foi selecionado pelo GBIF para financiamento em 10 000 EUR, no âmbito do programa Capacity Enhancement Support Program 2016. O projeto, que conta com co-financiamento adicional por parte dos parceiros de 23 500 EUR, tem por objetivo desenhar e desenvolver um curso de formação sobre o uso de informação sobre a agrobiodiversidade, baseado no GBIF e noutras fontes de dados.

A preparação do curso tem, adicionalmente, o objetivo de testar as capacidades e funcionalidade da informação fornecida pelo GBIF, em função das principais necessidades identificadas pelos stakeholders da agrobiodiversidade, onde se fará uma avaliação das necessidades de informação e ferramentas disponibilizadas pelo GBIF para aplicação a esta área. Os resultados do projeto incluirão um relatório sobre as necessidades identificadas, assim como o currículo da formação avançada sobre informação para a agrobiodiversidade e sua concretização, incluindo a oferta do curso numa plataforma online.

As atividades a realizar durante o projeto incluem uma formação de formadores, para familiarização dos membros do Colégio F3 com o GBIF, a realização de um workshop com stakeholders da área da agrobiodiversidade, para levantamento das necessidades de informação e ferramentas sobre biodiversidade para aplicar em atividades relacionadas com a melhoria ou valorização da produção agrícola, e finalmente, um curso de formação para a comunidade internacional sobre uso de dados de biodiversidade em agrobiodiversidade.

O projeto resulta duma parceria do Nó Português do GBIF com o Nó Espanhol e com o Colégio F3. O Colégio F3 é uma rede de 12 escolas da Universidade de Lisboa que se associaram para criar e traduzir conhecimento interdisciplinar nos domínios da alimentação, agricultura e florestas, que tenha impacto na resposta a desafios societais. A atuação do colégio será instrumental no desenho do curso de formação, considerando a experiência detida pelos seus membros em formação em ciências naturais e sociais, mas também me valências relevantes como a informática (incluindo a gestão de bases de dados e visualização de dados). O Nó Espanhol, por outro lado, conta com a larga experiência na criação de cursos de formação em informática para a biodiversidade, incluindo cursos online. O Nó Espanhol irá ainda estabelecer a ligação com a comunidade em agrobiodiversidade de Espanha, promovendo a sua participação.

A descrição sobre a atividade e seus objetivos detalhados podem ser consultados na página do projeto.

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).