Membros do Colégio F3 recebem formação sobre GBIF

Participantes no curso

Treze membros do Colégio F3 participaram num curso de formação sobre o GBIF, no âmbito do projeto de capacitação Agrotraining, que é suportado pelo programa de capacitação do GBIF. O curso de formação, de dois dias, permitiu aos participantes a familiarização com os recursos e ferramentas do GBIF. Foi feita uma introdução ao GBIF incluindo a demonstração detalhada do portal e do acesso aos dados, o fluxo de informação desde a mobilização dos dados e sua organização segundo o padrão Darwin Core, e o enquadramento do GBIF no panorama geral das iniciativas globais de informação sobre biodiversidade, incluindo a troca de informação via web semântica.

Esta formação foi importante para assegurar que a equipa envolvida no projeto tenha pleno conhecimento sobre as potencialidades do GBIF, o que é necessário para as tarefas previstas, que incluem o desenvolvimento de uma avaliação de necessidades do GBIF para a aplicação no domínio da agrobiodiversidade, e um curso de formação avançada em informação para a agrobiodiversidade.

O curso proporcionou ainda o desenvolvimento de vários casos de uso, através de trabalhos em grupo, onde que se exploraram exemplos de aplicação em agrobiodiversidade:

  • Relações entre espécies: o caso dos polinizadores do género Bombus e Apis na Bacia do Mediterrâneo
  • BiRDS – BioIndicator de Resiliência e Diversidade para Stakeholders
  • Cashew (Anacardium occidentale L.): a major tropical cash crop
  • Validação de uma listagem de culturas classificadas como de subsistência, de rendimento e emergentes em 3 regiões da Guiné-Bissau

Os relatórios dos trabalhos de grupo permitiram identificar as tarefas em que a informação disponível através do GBIF é essencial para a resolução dos casos de uso, mas também questões em que a usabilidade e disponibilidade de informação é limitada para a boa solução dos estudos.

As apresentações utilizadas no curso estão disponíveis abaixo.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).