Dados para Portugal atingem os 2,5 milhões de ocorrências

Registos para Portugal atingem 2,5 milhões

O número de registos publicados através do GBIF para Portugal atingiu os 2,5 milhões de dados. A maioria dos dados correspondem a ocorrências de animais (72%), sendo as plantas o segundo reino com maior número de ocorrências (20%) e os protozoários o terceiro (4%). Dos animais, a grande maioria de registos é de aves (92%). Cerca de 86% dos dados correspondem a observações, dos quais 2% foram baseados em observações por máquinas. Os registos baseados em espécimes preservados em colecções biológicas representam perto de 11% do total.

O acentuado aumento de registos para Portugal deveu-se, principalmente, à recente atualização dos dados publicados pelo conjunto de dados eBird, que acrescentou mais de 1 milhão de registos aos cerca de 500 mil que publicava para o nosso país no início do ano de 2016. Portugal foi o país em que se observou a maior percentagem de aumento anual (168%) dos dados publicados através do GBIF pelo eBird, representando o 8ª país com mais registos neste conjunto de dados, que atinge atualmente os 275 milhões de registos no GBIF.

O Portal de Dados de Biodiversidade de Portugal foi recentemenet atualizado com a versão mais recente dos dados disponíveis no portal internacional do GBIF, permitindo a consulta e análise detalhada da totalidade da informação disponível para Portugal em 30 de Dezembro de 2016.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).