Concurso do GBIF para Jovens Investigadores 2017

Concurso GBIF Jovens Investigadores 2017

Concurso GBIF para Jovens Investigadores 2017

Está aberta a convocatória para apresentação de candidaturas ao Prémio Jovens Investigadores 2017, para estudantes de pós-graduação, que se poderão habilitar a dois prémios no valor de 5000 €, um para um aluno de mestrado, e outro para um aluno de doutoramento.

O concurso irá premiar os esforços realizados por alunos de mestrado ou de doutoramento na partilha de dados dos estudos ecológicos que desenvolvem, organizados como conjuntos de dados de amostragens. Os candidatos deverão preparar conjuntos de dados de amostragens ou inventários que documentem a medição da abundância ou frequência de espécies em múltiplas datas ou locais. O conjunto de dados deverá ser publicados através do GBIF. A publicação dos dados deve ser acompanhada pela publicação dos respetivos metadados. Os metadados são a descrição dos dados, que permitirá aos utilizadores do conjunto de dados compreender o seu conteúdo e limitações, e a correta citação do seu uso.

A publicação dos dados deve ser feita através da instituição no âmbito da qual foi criado o conjunto de dados. O Nó Português do GBIF e o Secretariado Internacional do GBIF estarão disponíveis para apoiar nesse processo de registo da instituição enquanto publicador de dados GBIF, de organização e formatação dos dados enquanto conjunto de dados de amostragens, e na disponibilização da infraestrutura informática para alojamento dos dados publicados.

Para além do prémio, os vencedores do concurso beneficiarão de dispensa no pagamento de custos de processamento na publicação de um artigo de dados na revista de acesso aberto Biodiversity Data Journal da editora Pensoft Publishers.

As candidaturas devem preencher os requisitos e orientações detalhadas no anúncio do concurso. A data limite para submissão de candidaturas é 23 de junho de 2017, as quais serão selecionadas a nível nacional. As candidaturas deverão ser apresentadas em inglês, e enviadas por email para node@gbif.pt. As duas candidaturas selecionadas a nível nacional serão posteriormente submetidas ao GBIF pela chefe de delegação nacional até 15 de julho deste ano. Não é possível a submissão direta de candidaturas ao Secretariado Internacional do GBIF.

Para mais informações, consulte http://www.gbif.org/newsroom/news/2017-young-researchers-awards-call-for... ou envie mensagem para node@gbif.pt. Para ver os prémios atribuídos em edições anteriores, consulte http://www.gbif.org/about/awards#youngresearchers.

Data limite de candidatura: 23 de junho de 2017

Submissão de candidaturas: por email para node@gbif.pt

Documentação a apresentar na candidatura (ver informação detalhada aqui):

1. Sumário do projeto de investigação (200 palavras) - descrição breve dos objetivos da atividade de investigação associada ao conjunto de dados;
2. URL do conjunto de dados - acesso via web ao conjunto de dados que deverá ser acessível ao painel de jurados, incluindo os metadados completos descrevendo os dados, e estruturado como um conjunto de dados de amostragens válido;
3. Curriculum vitae do candidato incluindo o contacto completo na instituição de acolhimento
4. Documentos de suporte:
      a) carta oficial do orientador do mestrado/doutoramento atestando a situação do candidato enquanto aluno da universidade;
      b) entre uma e três cartas de suporte emitidas por investigadores que desenvolvam a sua atividade em áreas relacionadas com a informática para a biodiversidade (e.g. genética, composição de espécies e traits, biogeografia, ecologia, sistemática, etc), ver mais informação em http://en.wikipedia.org/wiki/Biodiversity_informatics.

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).