Primeiros passos: perspectiva geral do processo de publicação de dados na rede GBIF

Autores: Remsen, D., Ko, B., Chavan, V., Raymond, M.

Editor: Secretariado do GBIF, 2011

Audiência a que se destina: Gestores de dados e biólogos que partilhem dados através da rede GBIF

Resumo: Este documento apresenta uma perspectiva geral do processo de publicação dos dados de biodiversidade através da rede GBIF. O termo “publicar”, neste contexto, refere-se a tornar conjuntos de dados de biodiversidade acessíveis, num formato padrão, através de um ponto de acesso, tipicamente um endereço de internet (URL). Este ponto de acesso é registado no GBIF Registry, que serve para tornar o conjunto de dados disponível a nível global. Este documento apresenta uma perspectiva geral dos tipos de dados publicados através da rede e serve como guia de acesso ao conjunto de documentos relacionados com a publicação de dados.

Línguas em que está disponível: inglês, francês, espanhol.

Referência Bibliográfica: GBIF (2011). Getting Started: An overview of data publishing in the GBIF network,(contributed by Remsen, D., Ko, B., Chavan, V., Raymond, M.). Copenhagen: Global Biodiversity Information Facility, 16 pp. ISBN: 87-92020-28-3. Accessible at http://links.gbif.org/getting_started_publishing_en_v1

Endereço online: http://links.gbif.org/getting_started_publishing_en_v1

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).