Folha informativa n.º 9, Julho 2018


Nó Português do GBIF
Folha informativa nº9, julho de 2018
Big data para a biodiversidade: GBIF.org ultrapassa mil milhões de registos de ocorrência de espécies
GBIF 1 BillionDescrição e fonte da foto: Frilled anemone (Metridium dianthus). Photo by B. Guichard, Agence Française pour la Biodiversité, licensed under CC BY-NC-SA 4.0
O GBIF.org alcançou mil milhões de registos de ocorrências de espécies no dia 4 de julho de 2018, graças à publicação de conjuntos de dados do Inventário Nacional do Património Natural da França (l'Inventaire National du Patrimoine Naturel), que incluiu a observação de uma anémona (Metridium dianthus) de Saint-Pierre e Miquelon, um arquipélago francês no noroeste do Atlântico. O registo para este invertebrado marinho é um dos 150.097 recolhidos através do BioObs (Base pour l’Inventaire des Observations Subaquatiques), uma ferramenta de ciência cidadã que permite aos mergulhadores aprender sobre o ambiente marinho, enquanto contribui para um inventário nacional de espécies subaquáticas. Mais informações.
 
Desafio GBIF Ebbe Nielsen 2018 procura inovação para o uso de dados de biodiversidade
Este desafio presta homenagem ao Dr Ebbe Schmidt Nielsen, um inspirador líder nas áreas de biossistemática e informática para biodiversidade, e um dos fundadores do GBIF. O prémio oferecido irá atribuir €34,000 e a data limite para submissão é 5 de setembro de 2018 - 1600 Central European Summer Time | UTC +2. O principal objectivo é encorajar utilizações inovadoras do uso de dados de biodiversidade e da infraestrutura de dados aberta, suportada pelo GBIF. As aplicações ou soluções desenvolvidas podem ser novas metodologias de análise, formatos de visualização relevantes para o apoio à decisão, aplicações móveis e para a web, melhoramentos dos processos de digitalização de dados, qualidade e acesso, assim como podem trabalhar em ferramentas já existentes. Saber mais para submeter a sua candidatura.
GBIF pretende contratar um novo Secretário Executivo
GBIF procura um lider dinâmico e visionário, com experiência internacional, para ocupar o posto de Secretário Executivo e guiar o GBIF para uma nova fase de desenvolvimento. O Secretário Executivo irá liderar o secretariado em Copenhaga, que conta com aproximadamente 25 pessoas em diferentes posições, e será responsável pela interacção com a Assembleia Geral do GBIF, com quem trabalhará na implementação dos planos estratégicos, operações em infraestruturas, auxílio aos utilizadores e promoção de parcerias. O Secretário Executivo reporta ao chair da Assembleia Geral do GBIF e será responsável por manter a estabilidade financeira da organização assim como as parcerias. Acha que esta oportunidade é para si ou para alguém que conhece? Então aceda a descrição completa e por favor partilhe com a sua rede de contactos.
Nó Português do GBIF, Instituto Superior de Agronomia, 2018.
Remover subscrição desta newsletter.

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).