Plano Anual de Formação 2019

As actividades de formação do Nó Português do GBIF têm o propósito de promover a capacidade das instituições nacionais e de países parceiros na participação no GBIF, tanto através da publicação de dados, como no uso dos mesmos. Têm também o propósito de contribuir para a criação de curricula em informática para a biodiversidade, que poderão ser adotados em graduações e pós-graduações das universidades nacionais.

Estes cursos integram a participação do Nó Português do GBIF no PORBIOTA.

Resumo

Curso

Local

Data

Qualidade e Limpeza de Dados de Biodiversidade

Lisboa

13-15 Maio 2019

Publicação de dados e elaboração de artigos de dados

Angra do Heroísmo

11-12 Junho 2019

Publicação de dados e elaboração de artigos de dados (repetição)

Ponta Delgada

13-14 Junho 2019

Publicação de dados de biodiversidade através do GBIF

Porto

26-28 Junho 2019

Acesso e uso dos portais global e nacional de dados do GBIF

Lisboa

por definir

Qualidade e Limpeza de Dados de Biodiversidade

Data: 13-15 Maio 2019
Local: Instituto Superior de Agronomia, Lisboa

Descrição:

Este curso teórico-prático irá explanar os princípios de qualidade de dados, e procurar a sua aplicação através de práticas de detecção e limpeza de dados, com exemplos práticos.

A qualidade dos dados é um dos aspetos mais importantes que determina a potencial utilização de um conjunto de dados. Esta qualidade é determinada por múltiplos fatores, que integram a cadeia de produção e processamento da informação, desde o registo ou captura inicial até à utilização e interpretação final. A qualidade dos dados de biodiversidade está igualmente associada às suas várias dimensões, desde a taxonomia à informação espacial, metainformação, armazenamento e publicação.

Nº de horas letivas: 25,5 horas

Página do curso: http://www.gbif.pt/node/464

Publicação de dados e elaboração de artigos de dados

Datas: 11-12 Junho 2019 (Terceira), 13-14 Junho 2019 (São Miguel)
Locais: Universidade dos Açores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada

Este curso é desenvolvido em colaboração com o AZORESBIOPORTAL - PORBIOTA, com o principal objetivo de dar formação sobre os protocolos de dados, metodologias e ferramentas para a organização, preparação e publicação de dados de biodiversidade através do GBIF. Será também abordada a criação de artigos de dados, com base nos metadados de descrição de conjuntos de dados. O curso, de cariz teórico-prático, é dirigido à equipa do AZORESBIOPORTAL - PORBIOTA, componente regional da infraestrutura de investigação PORBIOTA, e visa capacitar os parceiros da Infraestrutura de Investigação PORBIOTA para a publicação de dados de biodiversidade através do GBIF.

Nº de horas letivas: 18 horas

Página do curso: http://www.gbif.pt/node/463

Publicação de dados de biodiversidade através do GBIF

Data: 26-28 Junho 2019
Local: Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, Porto

O principal objetivo do curso é dar formação sobre os protocolos de dados, metodologias e ferramentas para a organização, preparação e publicação de dados de biodiversidade através do GBIF. O curso, de cariz teórico-prático, é dirigido a investigadores ou professores, curadores de coleções biológicas e de história natural, colaboradores da administração pública ou do sector privado, gestores de áreas protegidas, e membros de ONGs que estejam ativamente envolvidos na catalogação, monitorização e gestão de dados de biodiversidade. Adicionalmente, este curso oferece a oportunidade de capacitação dos parceiros da Infraestrutura de Investigação PORBIOTA para a publicação de dados de biodiversidade através do GBIF.

Nº de horas letivas: 27 horas

Página do curso: http://www.gbif.pt/node/460

Acesso e uso dos portais global e nacional de dados do GBIF

Data: por definir
Local: Instituto Superior de Agronomia, Lisboa. Assistência online disponível por videoconferência através da plataforma Colibri

O principal objetivo do curso é demonstrar as capacidades de pesquisa, acesso e uso da informação sobre biodiversidade disponível no portal global e nacional do GBIF. Este curso de um dia, que pode ser também assistido online, pretende demonstrar a utilização do portal global GBIF.org e do portal nacional dados.gbif.pt na pesquisa e acesso à informação sobre biodiversidade. Também se demonstrará o acesso avançado, com o uso do pacote estatístico R, Openrefine, ou outras aplicações, com recurso ao serviço GBIF API.

O curso destina-se a investigadores, professores, técnicos das áreas protegidas ou outras pessoas que necessitem da consulta e acesso a dados de biodiversidade disponíveis no GBIF.

Nº de horas letivas: 8 horas

Article Type: 

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).