OpenPSD: Promover a publicação e o uso de dados do setor privado sobre biodiversidade

Uma quantidade significativa de dados sobre biodiversidade é registada anualmente por empresas privadas. Esses dados são colhidos como parte de estudos de Avaliação de Impacte Ambiental e de programas nacionais de monitoramento. No entanto, estes geralmente permanecem bloqueados em relatórios, indisponíveis para os diferentes sectores da sociedade.

Com base na experiência adquirida pelos Nós do GBIF da Noruega e de Portugal - países onde empresas privadas já publicam dados sobre biodiversidade abertos e FAIR - este projeto desenvolverá atividades de mentoria, workshops, formação, conteúdos digitais e documentação para envolver e promover a publicação e o uso de dados sobre biodiversidade pelo sector privado. No decorrer do projecto os Nós da Colômbia, França e de Espanha usarão da experiência adquirida pelos Portugueses e Noruegueses, para desenvolver suas estratégias para envolver empresas privadas em seus países e desenvolver produtos que outros possam reutilizar.

A colaboração de parceiros do sector privado e da academia é essencial para o sucesso do projecto. A EDP - Energias de Portugal e a Asplan Viak AS (Noruega) são empresas privadas que publicam activamente dados no GBIF. A EDP recebeu assistência do CiBIO/ InBIO, um laboratório de investigação que fornece serviços científicos e de gestão de dados. Ambas as empresas participarão de workshops nacionais para partilhar suas motivações e experiências com a publicação de dados.

Objectives

Os objectivos específicos incluem:

i) Identificar sectores de actividades e tipologias de empresas privadas, os papeis que desempenham como detentores ou produtores de dados;

ii) Guiar e auxiliar o processo de desenvolvimento de documentos para companhias privadas, que abordem questões relativas a dados abertos, ao GBIF, aos benefícios para a companhia e para a sociedade, indicadores, licenças, custos, entre outros assuntos. 

iii)  Garantir oportunidades para a partilha de experiênciato entre companhias sobre motivação e benefícios, através de workshops e de material promocional; produzir um toolkit a ser usado por outros Nós do GBIF para envolvimento de empresas privadas na partilha de dados de biodiversidade. 

Informações gerais

Funding

€ 19,500

Co-funding

€ 32,500

Duration

1 Jun 2019 - 31 May 2020

Project identifier

CESP2019-004

Funded by 

Capacity Enhancement Support Programme 

GBIF

Co-funded by

GBIF Spain - GBIF Colombia - GBIF France - GBIF Norway - GBIF Portugal

Project lead

GBIF Spain

Partners

GBIF Portugal, GBIF Norway, GBIF Colombia, GBIF France, CIBIO-InBIO, University of Porto EDP - Energias de Portugal,  Asplan Viak AS

 

 

 

 

 

Contact details

Cristina Villaverde

Real Jardín Botánico - CSIC

Plaza de Murillo, 2

28014 Madrid

Spain