Portugal participa com Espanha e França em projecto de mentoria para capacitação dos nós nacionais

O programa de mentoria do Global Biodiversity Information Facility para 2013 apoiará a proposta de França, Espanha e Portugal para facilitar a capacitação das respectivas unidades de coordenação em diferentes domínios como a vizualização espacial de dados ou a colaboração aberta (crowdsourcing) para a catalogação digital de colecções biológicas. Este é um dos três projectos seleccionados que permitirão a um total de oito países aumentar a capacidade em informática para a biodiversidade e a partilha em rede da especialização obtida neste domínio. Nos demais projectos, o nó da Colômbia será mentor do nó brasileiro, e o da Bélgica mentor do Togo e Mauritânia.
 
O projecto em que participará Portugal vai ajudar os nós Ibéricos a criar uma plataforma de internet nos respectivos países para a digitalização de etiquetas de exemplares de herbário, baseado em trabalho voluntário, e uma ferramenta para a visualização de dados de ocorrência de biodiversidade, ambos baseados na experiência do nó Francês. Espanha, por outro lado, partilhará a experiência em plataformas de e-learning e de verificação de qualidade de dados. Será ainda abordada a utilização de identificadores globais únicos para registos de biodiversidade e a documentação do processo de publicação de artigos de dados que documentem bases de dados de biodiversidade partilhados através da rede GBIF.
 
Cada um dos três projetos receberá entre € 8.000 e € 15.000 de financiamento central do GBIF, que resulta dos fundos atribuidos pelos governos dos participantes do GBIF.
 
O programa de mentoria GBIF tem como objetivo acelerar o estabelecimento de serviços de informação da biodiversidade, reunindo os nós do GBIF para compartilhar experiências e conhecimentos.
 
Notas:
 
O Global Biodiversity information Facility (www.gbif.org) foi fundado em 2001 como uma infraestrutura científica intergovernamental destinada a prover acesso livre e gratuito a dados de biodiversidade, via Internet. Atualmente disponibiliza um acesso online único a 400 milhões de registos de biodiversidade provenientes de mais de 10000 bases de dados publicadas por cerca de 500 instituições, desde espécimes de museus colhidos desde os primeiros tempos das explorações de história natural, às observações atuais por ‘citizen scientists’ e monitorização por expedições científicas. O GBIF opera através de uma rede de nós nacionais ou temáticos, e um secretariado baseado em Copenhaga, Dinamarca. O Nó Português do GBIF foi instituído no Instituto de Investigação Científica Tropical (www.gbif.pt), estando a colaborar com as instituições nacionais para a disponibilização de dados de biodiversidade nacionais e internacionais.
 
Para mais informações por favor contacte:
Rui Figueira
Coordenador do Nó Português do GBIF
Instituto de Investigação Científica Tropical
Rua da Junqueira, 86-1º
1300-344 Lisboa, Portugal
rui.figueira@iict.pt
Tel: (+351) 213616340
Fax: (+351) 213631460
www.gbif.pt
 
Olaf Bánki
Senior Programme Officer for Participation
GBIF Secretariat
Universitetsparken 15
DK-2100 Copenhagen Ø
Denmark
obanki@gbif.org
Tel: +45 35 32 14 70
Fax: +45 35 32 14 80

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).