Participar

Ciclo de publicação de dados

O processo de partilha de dados através do GBIF pode ser descrito em várias fases. O GBIF criou um conjunto de manuais e ferramentas que apoiam este processo, desde a captura e catalogação da informação em bases de dados, à sua publicação e uso final. O seguinte manual enquadra as diferentes fases do processo de publicação: Primeiros passos: perspectiva geral do processo de publicação de dados na rede GBIF.
 

Acordo de partilha de dados

A versão original deste texto, em inglês, está disponível em GBIF Data Publisher Agreement. Esta tradução deve ser sempre disponibilizada juntamente com a versão inglesa, que para efeitos legais é a única que tem validade.

Antecedentes

As metas e os princípios de tornar os dados de biodiversidade disponíveis de forma aberta e universal foram definidos no Memorando de Entendimento sobre o GBIF, parágrafo 8 (ver os excertos relevantes no anexo junto).

Como partilhar dados

A infraestrutura do GBIF garante que os seus dados sejam disponibilizados a nível global de forma livre e gratuita. A rede é baseada num sistema distribuido, no qual os provedores de dados são peças chave. Os Nós nacionais promovem a adesão das instituições a nível nacional, fornecendo também a infraestrutura que hospeda os dados partilhados por instituições que não venham a implementar os seus próprios servidores.

Subscribe to RSS - Participar

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).