Notícias

Aberta a convocatória para nomeações para o Prémio GBIF Jovens Investigadores 2018

Está aberta a convocatória para candidaturas ao Prémio Jovens Investigadores 2018. Este concurso anual procura fomentar a investigação e inovadora no domínio da informática para a biodiversidade para alunos a desenvolver estudos de graduação ao nível do mestrado ou doutoramento que se baseiem em dados publicados através do GBIF.

GBIF Portugal realiza nova formação em Specify 6

Curso de formação Specify 6

A próxima formação do Nó Português do GBIF será dedicada ao sistema de gestão de coleções biológicas Specify 6. Este curso irá realizar-se no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, de 7 a 9 de Fevereiro de 2018. O Specify 6, em conjunto com a versão web Specify 7, constitui um sistema de gestão de coleções biológicas utilizado para a gestão de mais de 500 colecões em 38 países. O sistema é desenvolvido pela Universidade do Kansas, que o disponibiliza em opensource.

Nó Português do GBIF procura colaborador em informática, no âmbito da Infraestrutura PORBIOTA

O Nó Português do GBIF, através da sua participação na Infraestrutura de Investigação PORBIOTA, procura um colaborador em informática, através de um contrato de bolsa de gestão de ciência e tecnologia para mestre, com a duração de 36 meses. Este irá apoiar na implementação e manutenção do Portal de Dados de Biodiversidade de Portugal, incluindo a implementação de novos módulos, o apoio à implementação de serviços de computação no âmbito do PORBIOTA, gestão de bases de dados de referênca, interacção com equipas de informáticos associados à rede GBIF e à LifeWatch ERIC.

Desafio GBIF Ebbe Nielsen 2017 promove a descoberta de dados de repositórios digitais

Desafio Ebbe Nielsen 2017

O Desafio Ebbe Nielsen Challenge 2017 promove o desenvolvimento de ferramentas para a descoberta e reutilização de dados sobre biodiversidade disponíveis em repositórios digitais de acesso aberto. Este desafio pretende faciltar que se ultrapasse a dificuldade que existe na descoberta e uso destes dados, em particular quando não são disponibilizados em formato padrão, nem acompanhados por um conjunto suficiente de metadados que garante a sua identificação pelos utilizadores. Deste modo, o desafio propõe que sejam desenvolvidas ferramentas, por exemplo, para:

Novo curso de formação sobre publicação de dados através do GBIF

O Nó Português do GBIF anuncia a realização do curso de formação Publicação de dados de biodiversidade através do GBIF, que se realizará no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, de 4 a 6 de Setembro de 2017. O curso é dedicado a investigadores ou professores, curadores de coleções biológicas e de história natural, colaboradores da administração pública ou do sector privado, gestores de áreas protegidas, e membros de ONGs que estejam ativamente envolvidos na catalogação, monitorização e gestão de dados de biodiversidade.

Inscrições abertas para o curso de formação "Use of Agrobiodiversity information in GBIF and other databases"

AGBtraining

 

O GBIF Portugal, o GBIF Espanha e o Colégio Food, Farming and Forestry (F3) da Universidade de Lisboa abriram as candidaturas ao curso regional de formação Use of Agrobiodiversity information in GBIF and other databases que terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de junho, em Lisboa. O curso é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto Agrotraining, que é suportado pelo programa GBIF CESP.

Workshop com stakeholders promove identificação das necessidades de informação sobre agrobiodiversidade

Workshop com stakeholders sobre Agrobiodiversidade

Realizou-se no passado dia 26 de Janeiro o workshop Valorização da Agrobiodiversidade e a Importância da Informação em Bases de Dados para a Fileira da Vinha, que contou com a presença de 24 participantes provenientes de 23 entidades.

Páginas

Subscribe to RSS - Notícias

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).