Dados

Política de Acesso Aberto: GBIF como repositório de acesso aberto para dados de biodiversidade

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia colocou em vigor, a partir de 5 de maio de 2014, a Política de Acesso Aberto, a qual prevê que as publicações científicas e os dados e outros resultados de investigação científica, resultantes de financimentos atribuídos pela FCT, através de projetos de I&D, bolsas e contratos de emprego científco, devem ser depositados em repositórios de acesso aberto.

Acordo de utilização de dados

A versão original deste texto, em inglês, está disponível em GBIF Data Use Agreement. Esta tradução deve ser sempre disponibilizada juntamente com a versão inglesa, que para efeitos legais é a única que tem validade.
 
Antecedentes
As metas e os princípios de tornar os dados da biodiversidade disponíveis de forma aberta e universal foram definidos no Memorando de Entendimento sobre a GBIF, parágrafo 8 (ver os excertos relevantes no anexo junto).

Exemplos de uso dos dados

Os dados mediados pelo GBIF suportam actualmente um número crescente de utilizações científicas, sendo utilizados por plataformas e forúns globais (e.g. GEO-BON , IPBES ) e na gestão de recursos naturais. A lista de utilizações de dados de biodiversidade inclui:

Subscribe to RSS - Dados

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).