Manuals

Estabelecer um Nó de Participante do GBIF Eficaz

 
Versão Portuguesa
 
Secretariado GBIF 2015. Estabelecer um Nó de Participante do GBIF Eficaz: conceitos e considerações gerais. Copenhaga. Disponível online em http://www.gbif.org/resource/82231.
 
Versão Inglesa (original)
 
GBIF Secretariat 2015. Establishing an Effective GBIF Participant Node: Concepts and general considerations. Copenhagen. Available online at http://www.gbif.org/resources/9035.

Política de publicação de dados da Pensoft e guia para dados de biodiversidade

Autores: Penev L, Mietchen D, Chavan V, Hagedorn G, Remsen D, Smith V, Shotton D Editor: Pensoft Publishers, 2011 Resumo: Este documento descreve as políticas de publicação de dados da Pensoft Publishers, com ênfase na biodiversidade e dados ecológicos relacionados com biodiversidade. A publicação de dados relacionados com artigos científicos é fortemente encorajada em todas as revistas Pensoft.

Manual do utilizador de GBIF IPT v 2.0

Autores: Wieczorek, J. Editor: Secretariado GBIF, 2011 Audiência a que se destina: Utilizadores do Integrated Publishing Toolkit v.2 que pretendem conhecer melhor a ferramenta ou têm problemas na utilização de algumas das suas funções. Resumo: Este manual tem três componentes principais: uma introdução com informação base, um tutorial com uma sequência de passos e um guia de referência completo incluindo uma secção “como começar” e secções descrevendo em detalhe os diferentes elementos da ferramenta.

Guia GBIF Como Fazer para Perfil de Metadados

Autores: Ó Tuama, Eamonn, Braak, K. Remsen, D. Editor: Secretariado GBIF, 2011 Audiência a que se destina: Administradores de dados e biólogos Resumo: É necessário documentar a proveniência e âmbito dos conjuntos de dados antes de os publicar através da rede GBIF. A documentação dos conjuntos de dados, referida como 'metadados do recurso', e permite aos utilizadores avaliar a adequação ao uso pretendido dos dados. Este guia fornece as práticas recomendadas e instruções para publicar metadados.

Como publicar e registar dados no GBIF

Autores: Remsen, D., Hahn, A., Ko, B., Chavan, V., Raymond, M. Editor: Secretariado GBIF, 2011 Audiência a que se destina: Administradores de dados e biólogos que publiquem dados através do GBIF Resumo: O propósito deste guia é instruir os utilizadores através dos passos de publicação e registo depois de terem sido utilizadas ferramentas para mapear ou de ter produzido um ficheiro Darwin Core Archive.

Guia de Melhores Práticas para a Generalização de Dados de Ocorrência de Espécies Sensíveis

Autores: A.D. Chapman, Oliver Grafton Editor: GBIF, 2008 Audiência a que se destina: Gestores de dados de biodiversidade Resumo: GBIF tem-se preocupado sobre a distribuição não protegida de dados primários sensíveis de espécies (por exemplo, a localização exacta de taxa raros, ameaçados ou com valor comercial) desde o seu lançamento. Este documento revê as abordagens actuais para ocultar ou generalizar esses dados, com uma série de recomendações como guia aos detentores de dados para desenvolverem as suas próprias políticas. Línguas em que está disponível: inglês.

Biogeomancer, Guia de Melhores Práticas na Georreferenciação

Autores: A.D. Chapman, J. Wieczorek (Eds.) Editor: GBIF, 2006 Audiência a que se destina: Gestores de dados de biodiversidade Resumo: Guia de boas práticas para a georreferenciação de espécies biológicas escrito pelo Consórcio Biogeomancer. Línguas em que está disponível: inglês. Referência Bibliográfica: Chapman, A.D. and J. Wieczorek (eds). 2006. Guide to Best Practices for Georeferencing. Copenhagen: Global Biodiversity Information Facility.

Princípios e Métodos de Limpeza de Dados – Dados Primários de Espécies e de Ocorrência de Espécies

Autores: A.D. Chapman Editor: Secretariado GBIF, 2005 Audiência a que se destina: Gestores de dados de biodiversidade Resumo: Guia sobre os princípios da qualidade de dados de biodiversidade. Línguas em que está disponível: inglês. Referência Bibliográfica: Chapman, A. D. 2005. Principles and Methods of Data Cleaning – Primary Species and Species-Occurrence Data, version 1.0. Report for the Global Biodiversity Information Facility, Copenhagen.

Pages

Subscribe to RSS - Manuals

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).