Cooperação

Chamada para candidaturas a bolsas para Missões Científicas de Curta Duração (STSM – Short Term Scientific Missions)

A ação COST MOBILISE:  Mobilising Data, Policies and Experts in Scientific Collections tem como objetivo a constituição de uma rede cooperativa e inclusiva, com o envolvimento ativo dos vários stakeholders europeus, para apoiar a investigação em informática da geo e biodiversidade. A ação MOBILISE visa facilitar a transferência de conhecimento e tecnologia entre stakeholders, fazendo a ponte entre a investigação em biodiversidade e geociências e as melhores práticas da tecnologia de informação.

GBIF Portugal participa na acção COST MOBILISE

O GBIF Portugal está associado à acção COST MOBILISE: Mobilização de dados, Políticas e Especialistas em coleções científicas, que tem o objectivo de promover uma rede cooperativa na Europa para apoiar atividades de investigação e facilitar o conhecimento e a transferência de tecnologia em torno das coleções de ciências naturais. Esta acção COST tem a participação de 28 parceiros europeus, incluindo Portugal.

O COST MOBILISE irá:

BIREME Europeu: Nós Europeus nos mecanismos de preparação de relatórios sobre biodiversidade

Imagem de pássaro

 

Apresentação

Este projecto tem como objetivo a descrição dos mecanismos para a produção de relatórios das Directivas Europeias e de fluxos de dados em cinco países europeus, assim como investigar os meios  para facilitar estes processos através do GBIF, e recomendar alterações para as ferramentas/procedimentos utilizados pelo GBIF.

O projecto será articulado em duas fases principais:

Workshop com stakeholders promove identificação das necessidades de informação sobre agrobiodiversidade

Workshop com stakeholders sobre Agrobiodiversidade

Realizou-se no passado dia 26 de Janeiro o workshop Valorização da Agrobiodiversidade e a Importância da Informação em Bases de Dados para a Fileira da Vinha, que contou com a presença de 24 participantes provenientes de 23 entidades.

Novo projeto de capacitação do GBIF ganho por GBIF Portugal, em parceria com o GBIF Espanha e Colégio F3, dedicado à agrobiodiversidade

O projeto submetido pelo Nó Português do GBIF, em parceria com o Nó Espanhol do GBIF e com o Colégio F3 (Food, Farming and Forestry) da Universidade de Lisboa foi selecionado pelo GBIF para financiamento em 10 000 EUR, no âmbito do programa Capacity Enhancement Support Program 2016.

Seminário em Bissau dedicado à informação sobre a biodiversidade apresenta o GBIF às insituições e organizações da Guiné-Bissau

Seminário sobre o GBIF no IBAP, Bissau

A informação sobre a biodiversidade e o papel do Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade (GBIF) foi o tema principal de um seminário realizado no Instituto da Biodiversidade e Áreas Protegidas em Bissau, no passado dia 14 de julho. O seminário foi co-organizado pelo IBAP e pelo Nó Português do GBIF. Neste seminário, foram também apresentadas as actividades do IBAP dedicadas à gestão de informação sobre biodiversidade das áreas protegidas em bases de dados e em sistemas de informação geográfica.

Seminário sobre o GBIF na Guiné-Bissau, realiza-se já no próximo dia 14 de Julho, acolhido pelo IBAP

É já no próximo dia 14 de Julho que o Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau acolhe, na sua sede, em Bissau, o seminário O Sistema Global de Informação sobre a Biodiversidade (GBIF) e a disponibilização de Biodiversidade da Guiné-Bissau. O seminário que ser realizará pelas 09h30, é co-organizado pelo IBAP e pelo Nó Português do GBIF, e decorre no âmbito do projecto GBIF_PALOP, para a promoção do GBIF junto dos países africados de língua Portuguesa.

Páginas

Subscribe to RSS - Cooperação

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).