O plano de formação do GBIF Portugal para 2020 dá prioridade à publicação de dados, à qualidade de dados, com reedições de cursos anteriormente realizados, e pela primeira vez a georreferenciação de colecções biológicas.
As actividades de formação do Nó Português do GBIF têm o propósito de promover a capacidade das instituições nacionais e de países parceiros na participação no GBIF, tanto através da publicação de dados, como no uso dos mesmos. Têm também o propósito de contribuir para a criação de curricula em informática para a biodiversidade, que poderão ser adotados em graduações e pós-graduações das universidades nacionais.
Estes cursos integram a participação do Nó Português do GBIF no PORBIOTA.
Cursos
Curso |
Local |
Data |
Lisboa |
13-15 Abril 2020 |
|
Lisboa |
|
|
Lisboa |
8-10 Setembro 2020 |
Resumo
Publicação de dados de biodiversidade através do GBIF
Data: 13-15 Abril 2020
Local: Online, Instituto Superior de Agronomia, Lisboa
O principal objetivo do curso é dar formação sobre os protocolos de dados, metodologias e ferramentas para a organização, preparação e publicação de dados de biodiversidade através do GBIF. O curso, de cariz teórico-prático, é dirigido a investigadores ou professores, curadores de coleções biológicas e de história natural, colaboradores da administração pública ou do sector privado, gestores de áreas protegidas, e membros de ONGs que estejam ativamente envolvidos na catalogação, monitorização e gestão de dados de biodiversidade. Adicionalmente, este curso oferece a oportunidade de capacitação dos parceiros da Infraestrutura de Investigação PORBIOTA para a publicação de dados de biodiversidade através do GBIF.
Nº de horas letivas: 24 horas
Página do curso: http://www.gbif.pt/node/527
Georreferenciação de bases de dados de biodiversidade
Data:
Local: Instituto Superior de Agronomia, Lisboa
Este curso teórico-prático irá abranger os fundamentos teóricos e práticos da georreferenciação de espécimes de colecções de história natural, ou informação textual da localização de ocorrência de espécies. O curso é dedicado a pessoas envolvidas na digitalização de colecções, ou utilizadores de dados de biodiversidade, que têm de atribuir coordenadas geográficas a partir de informação textual do local de colheita ou observação de espécimes, de forma a poder fazer o mapeamento da ocorrência das espécies. Serão abordados os procedimentos de melhores práticas, identificação de incerteza e controlo de qualidade que permitam melhorar o ajuste do uso (fitness for use) dos dados.
Nº de horas letivas: 24 horas
Página do curso: http://www.gbif.pt/node/529
Qualidade e Limpeza de Dados de Biodiversidade
Data: 8-10 Setembro 2020
Local: Instituto Superior de Agronomia, Lisboa
Descrição:
Este curso teórico-prático irá explanar os princípios de qualidade de dados, e procurar a sua aplicação através de práticas de detecção e limpeza de dados, com exemplos práticos.
A qualidade dos dados é um dos aspetos mais importantes que determina a potencial utilização de um conjunto de dados. Esta qualidade é determinada por múltiplos fatores, que integram a cadeia de produção e processamento da informação, desde o registo ou captura inicial até à utilização e interpretação final. A qualidade dos dados de biodiversidade está igualmente associada às suas várias dimensões, desde a taxonomia à informação espacial, metainformação, armazenamento e publicação.
Nº de horas letivas: 24 horas
Página do curso: http://www.gbif.pt/node/525