Notícias

Açores é das regiões do mundo com maior quantidade de dados de biodiversidade disponível em acesso aberto através do GBIF

PBA_home

Publicação através do GBIF de 2,4 milhões de registos de biodiversidade pelo Portal de Biodiversidade dos Açores faz daquela região uma das áreas com maior densidade de dados disponíveis a nível global.

Inscrições abertas para o workshop de formação do GBIF.ES: Georreferenciação de coleções de história natural

Está aberto o período de inscrições para o workshop de formação do GBIF.ES: “Georreferenciação de coleções de história natural", que acontecerá entre 13 e 15 de novembro (2018), no Jardim Botânico Real de Madrid. Este workshop prático e teórico, disponível também para participantes portugueses, irá proporcionar conhecimentos sobre a atribuição de coordenadas geográficas, com base na descrição do lugar de origem, a espécimes. O curso também irá abordar o uso de Sistemas de Informações Geográficas - SIG e de ferramentas úteis, como por exemplo o Geolocate.

Vencedora do prémio Jovens Investigadores de 2018 é portuguesa e investiga o impacto das alterações climáticas na distribuição de macroalgas, ao longo da costa Atlântica da Península Ibérica

Raquel Gaião Silva, 2018 GBIF Young Researchers Award

Raquel Gaião Silva é aluna de mestrado em biodiversidade e conservação marinha da Universidade do Algarve, e uma das duas vencedoras do prémio GBIF Jovens Investigadores (2018), destacando-se por ser a primeira vencedora portuguesa deste prémio.

Portal GBIF.org disponibiliza agora interface em português

Portuguese version interface print screen

A rede do GBIF.org está a trabalhar para ampliar a gama de idiomas disponíveis para os utilizadores do mundo todo. Actualmente, é possível aceder ao sítio e optar, para além do inglês, pelo espanhol, japonês e agora pelo português. Foi disponibilizada ontem a versão na língua portuguesa, em www.gbif.org/pt, que permite aos utilizadores da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), trabalhar na plataforma utilizando sua língua nativa.

Dataset publicado pelo IICT contribuiu para quase 90% das espécies listadas em artigo recente sobre mamíferos de Angola

O artigo recém publicado por Taylor et al. (2018) apresenta, dentre outras informações (leia o artigo completo: http://bit.ly/2vKG5uJ), uma checklist actualizada com 275 espécies de mamíferos de Angola, e compreende 245 espécies com registos obtidos através do GBIF, pelo Portal de Dados de Biodiversidade de Portugal.

Public Symposium on Biodiversity Loss in Changing World: Local Data, Global Action

O Simpósio será aberto ao público e acontecerá no dia 18 de outubro de 2018. O evento coincide com o encontro anual da Assembleia Geral do GBIF, e irá apresentar o trabalho do GBIF e de sua rede de colaboradores, para a mobilização de dados de biodiversidade para investigação e para a tomada de decisões, entre outros assuntos que serão abordados.

Conferência sobre informática para biodiversidade - GBIC2

A segunda conferência sobre informática para biodiversidade: Global Biodiversity Informatics Conference - GBIC2, irá decorrer na Dinamarca, entre 23 e 27 de julho de 2018. Neste evento, um grupo de stakeholders convidados irá discutir de que modo um mecanismo de coordenação na informática para a biodiversidade pode operar e acelerar a implementação de infraestruturas já existentes, com o intuito de beneficiar a ciência e a sociedade.

Desafio GBIF Ebbe Nielsen 2018 procura inovação para o uso de dados de biodiversidade

Este desafio presta homenagem ao Dr Ebbe Schmidt Nielsen, um inspirador líder nas áreas de biossistemática e informática para biodiversidade, e um dos fundadores do GBIF. O prémio oferecido irá atribuir €34,000 e a data limite para submissão é 5 de setembro de 2018 - 1600 Central European Summer Time | UTC +2.

Páginas

Subscribe to RSS - Notícias

Créditos de imagens. Excepto quando declarado, os conteúdos deste sítio são licenciados através de Creative Commons Attribution CC BY Licence .
A utilização de conteúdos GBIF está sujeito ao Acordo de Utilização de Dados GBIF, e à Política de Privacidade.
O Nó Português do GBIF é acolhido pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA),
com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).