Notícias e Eventos

Novo recurso agrupa dados, busca melhorar a qualidade e revelar conexões entre conjuntos de dados

Photo by César Garcia @flickr

Em julho deste ano, o GBIF.org  lançou uma primeira versão de um algoritmo de agrupamento de dados que identifica registos potencialmente relacionados, ao combinar entradas semelhantes em campos individuais em diferentes conjuntos de dados. Este recurso experimental pode melhorar a qualidade dos dados detetando duplicatas em potencial, revelando tipos de espécimes relacionados e expondo ligações entre registos de diferentes fontes, como coleções de história natural, sequências derivadas de DNA e materiais examinados em tratamentos taxonómicos.

Vencedor do prémio GBIF Young Researchers Award deste ano pretende ajudar a prever o surgimento de novos conjuntos de parasitas-hospedeiros com potenciais riscos à saúde pública

Angel Luis Robles Fernández, a Master's student in physics at Universidad Veracruzana, is a winner of one of GBIF's two 2020 Young Researchers Awards. Photo courtesy of Mr Robles Fernández.

Angel Luis Robles Fernández, é  estudante de mestrado em física pela Universidad Veracruzana (Xalapa, México), e foi nomeado um dos dois vencedores do 2020 Young Researchers Awards do GBIF.

Abertas inscrições para curso sobre Qualidade e Limpeza de Dados

Estão abertas inscrições até 27 de julho para o curso Qualidade e Limpeza de Dados de Biodiversidade, que se realizará no formato presencial em Setembro de 2020. Este curso é enquadrado no PORBIOTA e tem por objetivo aprender os princípios de qualidade de dados, e procurar a sua aplicação através de práticas de deteção e limpeza de dados, com exemplos práticos. A qualidade dos dados é um dos aspetos mais importantes que determina a potencial utilização de um conjunto de dados.

Vinte anos do GBIF: Revisão independente marca sucessos e desafios

O Conselho Diretor do GBIF encomendou ao Comité de Dados do Conselho Internacional de Ciência (CODATA) uma revisão independente, 20 anos após um grupo de trabalho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) ter recomendado a criação de um mecanismo global de informação sobre biodiversidade em 1999.

Aberta a convocatória para nomeações para o Prémio GBIF Jovens Investigadores 2020

Está aberta a convocatória para candidaturas ao Prémio Jovens Investigadores 2020. Este concurso anual procura fomentar a investigação e inovação no domínio da informática para a biodiversidade para alunos a desenvolver estudos de graduação ao nível do mestrado ou doutoramento que se baseiem em dados publicados através do GBIF.

Prioridade à inovação em dados abertos de biodiversidade no desafio GBIF Ebbe Nielsen 2020

O Desafio Ebbe Nielsen 2020 irá premiar com um valor total de 35 000€ as submissões de software e aplicações (incluindo aplicações web), visualização de dados, métodos, cadeias de processamento ou análise (com uso ou não do GBIF API) que constituam inovação no acesso e uso de dados de biodiversidade disponíveis através do GBIF. As candidaturas podem ser individuais ou colectivas, incluindo de utilizadores, detentores ou gestores de dados.

GBIF organiza workshop virtual “Advancing the Catalogue of the World's Natural History Collections”

O GBIF irá promover a realização de um workshop virtual para promover a discussão sobre um catálogo global das colecções de história natural. Pretende-se identificados os contributos da comunidade em informática para a biodiversidade no desenvolvimento de uma rede e sistemas sustentáveis, económicos e cientificamente relevantes  de gestão e uso da informação sobre biodiversidade.

Portugal mostra boa performance no indicador do objetivo Aichi 19

Portugal apresentou uma boa performance no indicador do objetivo Aichi 19, revelando um aumento da disponibilização de dados de biodiversidade, de acordo com o novo portal lançado pela NatureServe. Este portal serve para medir o progresso dos países em alcançar os objetivos de Aichi, que foram estabelecidos pelas Nações Unidas, no âmbito da Convenção para a Diversidade Biológica, com vista a reduzir ou parar a perda de biodiversidade.