Notícias e Eventos

Vinte anos do GBIF: Revisão independente marca sucessos e desafios

O Conselho Diretor do GBIF encomendou ao Comité de Dados do Conselho Internacional de Ciência (CODATA) uma revisão independente, 20 anos após um grupo de trabalho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) ter recomendado a criação de um mecanismo global de informação sobre biodiversidade em 1999.

Aberta a convocatória para nomeações para o Prémio GBIF Jovens Investigadores 2020

Está aberta a convocatória para candidaturas ao Prémio Jovens Investigadores 2020. Este concurso anual procura fomentar a investigação e inovação no domínio da informática para a biodiversidade para alunos a desenvolver estudos de graduação ao nível do mestrado ou doutoramento que se baseiem em dados publicados através do GBIF.

Prioridade à inovação em dados abertos de biodiversidade no desafio GBIF Ebbe Nielsen 2020

O Desafio Ebbe Nielsen 2020 irá premiar com um valor total de 35 000€ as submissões de software e aplicações (incluindo aplicações web), visualização de dados, métodos, cadeias de processamento ou análise (com uso ou não do GBIF API) que constituam inovação no acesso e uso de dados de biodiversidade disponíveis através do GBIF. As candidaturas podem ser individuais ou colectivas, incluindo de utilizadores, detentores ou gestores de dados.

GBIF organiza workshop virtual “Advancing the Catalogue of the World's Natural History Collections”

O GBIF irá promover a realização de um workshop virtual para promover a discussão sobre um catálogo global das colecções de história natural. Pretende-se identificados os contributos da comunidade em informática para a biodiversidade no desenvolvimento de uma rede e sistemas sustentáveis, económicos e cientificamente relevantes  de gestão e uso da informação sobre biodiversidade.

Portugal mostra boa performance no indicador do objetivo Aichi 19

Portugal apresentou uma boa performance no indicador do objetivo Aichi 19, revelando um aumento da disponibilização de dados de biodiversidade, de acordo com o novo portal lançado pela NatureServe. Este portal serve para medir o progresso dos países em alcançar os objetivos de Aichi, que foram estabelecidos pelas Nações Unidas, no âmbito da Convenção para a Diversidade Biológica, com vista a reduzir ou parar a perda de biodiversidade.

GBIF Portugal colabora na reunião regional e formação para nós do programa BID África

 

Rui Figueira participou enquanto mentor na Reunião Regional Africana do programa Biodiversity Information for Development (BID), que se realizou entre 3 e 6 de setembro de 2019, em Yaoundé, Camarões. A reunião juntou juntou mais de 50 colaboradores de nós africanos ou de projetos financiados por aquele programa, foi organizado pelo Secretariado Internacional do GBIF e pelo Ministério do Ambiente, da Proteção da Natureza e do Desenvolvimento Sustentável dos Camarões.

Dados do GBIF contribuem para avaliar o enorme risco de extinção das espécies determinado pelas Nações Unidas

Pico dos Açores, Portugal (Foto de César Garcia).

O recém publicado relatório da Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) concluiu que os seres humanos estão a transformar as paisagens naturais da Terra de forma tão dramática, que cerca de um milhão de espécies de plantas e oak animais estão em risco de extinção.

GBIF atinge os 7,8 milhões de ocorrências de biodiversidade para Portugal, com a duplicação de registos de aves publicados pelo eBird

O total de registos disponíveis através do GBIF para Portugal ultrapassou os 7,8 milhões, após a duplicação de dados de aves feita pelo eBird. Deste modo, aumentou também o total de registos publicados por Portugal, que ultrapassa agora os 7 milhões de registos.