Diga-nos quando utilizar dados publicados através do GBIF

 

O Nó Português do GBIF (www.gbif.pt) está empenhado em promover o uso da informação sobre biodiversidade disponível através do portal de dados GBIF (www.gbif.org), de forma a assegurar que a melhor e mais completa informação existente possa ser utilizada para diversos fins, nomeadamente para uso científico, gestão de recursos naturais, apoio à decisão, avaliação de impactes ambientais, entre outros. Este propósito só é possível através da contribuição dos detentores de dados, que de forma voluntária os publicam livremente, utilizando a infraestrutura GBIF para garantir maior acessibilidade e visibilidade dos mesmos.

 

Porque solicitamos informação sobre o uso de dados de biodiversidade e finalidade deste formulário?

A informação sobre o uso de dados de biodiversidade é muito importante para nós, e para os publicadores de dados através do GBIF. É importante que seja feita uma correcta citação do uso dos dados nos artigos e trabalhos científicos, seguindo as recomendações de citação, particularmente com a utilização do Document Object Identifier (DOI) associado a cada download de dados.

O GBIF mantém um serviço de identificação das citações em publicações científicas. No entanto, o uso de dados em outras utilizações - estudos de impacte ambiental, relatórios de apoio à decisão, ouros relatórios, teses, trabalhos de estágio -, não é identificado por aquela via, e apenas pode ser conhecido se os autores ou responsáveis por essa utilização o comunicarem de forma voluntária.

A identificação deste uso é muito importante para que as instituições publicadoras de dados possam justificar o esforço iNvestido nessa publicação. O presente formulário (ver abaixo) tem por objectivo solicitar informações acerca da utilização de dados de biodiversidade. Quando possível, a informação pode ser fornecida na forma de referência bibliográfica, e incluir o DOI associado ao conjunto de dados utilizado (seja de um download de dados ou de um dataset).

 

A quem se destina este formulário?

Este formulário destina-se a indivíduos, organizações ou instituições, públicas ou privadas, que façam uso de dados de biodiversidade disponibilizado através do GBIF, e que nos queiram enviar informação sobre esse uso.

 

O que fazemos com a informação recolhida?

Toda e qualquer informação será mantidas a um nível reservado, excepto quando nos for comunicado de que poderemos fazer a sua divulgação, nomeadamente na forma de notícia ou artigo, através do portal do Nó Portugues, para ilustração do uso de dados de biodiversidade. A referência do trabalho que nos for comunicado poderá ser divulgada associada à lista de referências que citam um determinado conjunto de dados publicado através do GBIF (ver exemplo).

 

Como fornecer a informação?

Preencha o seguinte formulário com informação da Instituição ou Organização e da pessoa que preenche o formulário. Preencha de seguida as referências bibliográficas das publicações, relatórios, actividades ou eventos, páginas web, apresentações, mapas ou outro em que utilizou dados publicados através do GBIF. Finalmente, caso a sua instituição ou organização seja produtora de dados de ocorrência de biodiversidade (dados de observações ou de colheita de espécimes), diga-nos em que âmbito é a informação produzida e qual a política de publicação de dados.

 

FORMULÁRIO:

Organização
Dados Gerais da Organização
Utilização de dados de Biodiversidade publicados através do portal GBIF
Indique-nos o tipo de utilização dada a dados publicados através do GBIF pela sua instituição ou organização, bem como a referência bibliográfica da publicação, relatório, actividade ou evento, página web, apresentação, mapa ou outro.