O Nó Português do GBIF vai ser apoiado pelo GBIF para promover o reforço de capacidade e mobilização de dados de biodiversidade nos países africanos da CPLP. O projecto inclui a tradução de documentação para português e da realização de seminários em Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. O apoio será atribuido através do programa de apoio do reforço da capacidade do GBIF, que em 2015 financiará também outras cinco propostas. O GBIF Portugal participa ainda na proposta apresentada pelo Belgian Biodiversity Platform (Nó Belga do GBIF) que promove a documentação e tradução da plataforma web para dados de biodiversidade Atlas of Living Australia.
O projecto do Nó Português do GBIF, que é promovido com base nas relações de longo prazo que o IICT desenvolve com aqueles países, produzirá versões portuguesas dos manuais e documentos essenciais para o estabelecimento de um nó GBIF, e sobre o desenvolvimento de um projecto de digitalização e mobilização de dados de biodiversidade. O projecto promoverá também seminários em Luanda, Maputo e Bissau, com a finalidade de sensibilizar para a importância da partilha e uso de dados de biodiversidade publicados através do GBIF, e dos recursos disponíveis para essa finalidade. A realização dos seminários conta com manifestações de interesse do ISCED-Huíla (Angola), da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e do IBAP (Guiné-Bissau).
A lista de documentos cuja tradução será efectuada pode ser consultado em http://community.gbif.org/pg/pages/view/40647/projectos-de-traduo-em-and.... Os materiais já traduzidos ficarão disponíveis no portal do GBIF e no site do Nó Português, estando a lista completa disponível em http://community.gbif.org/pg/pages/view/40646/materiais-disponveis-em-po....
O GBIF é uma organização intergovernamental que tem por missão promover o acesso livre e gratuito a dados de biodiversidade, via Internet. Atualmente podem ser acedidos através do portal de dados em www.gbif.org mais de 530 milhões de registos de biodiversidade provenientes de mais de 14 mil bases de dados publicadas por cerca de 660 instituições. O Nó Português do GBIF foi instituído pela FCT no Instituto de Investigação Científica Tropical (www.gbif.pt) através de protocolo, estando a colaborar com as instituições nacionais para a disponibilização de dados de biodiversidade nacionais e internacionais.