
Apresentação
Este projecto tem como objetivo a descrição dos mecanismos para a produção de relatórios das Directivas Europeias e de fluxos de dados em cinco países europeus, assim como investigar os meios para facilitar estes processos através do GBIF, e recomendar alterações para as ferramentas/procedimentos utilizados pelo GBIF.
O projecto será articulado em duas fases principais:
- Analisar, no âmbito nacional, os mecanismos de informação para biodiversidade da União Europeia, através de uma metodologia comum. As análises serão conduzidas pela Bélgica, França, Irlanda, Noruega e Portugal.
- Comparar as avaliações nacionais, extrair as boas práticas e fazer recomendações ao Secretariado e aos Nós Europeus do GBIF.
Os principais resultados esperados são:
Curto-prazo
- Melhoria dos mecanismos nacionais de preparação dos relatórios sobre a biodiversidade da União Europeia, através do acesso a bases de dados principais.
- Disseminação da documentação produzida, especialmente para a audiência não participante do GBIF (EEE e responsáveis pela produção de relatórios em âmbito nacional).
Longo-prazo
- Adopção das boas práticas por um número mais abrangente de países da União Europeia.
- Melhoria das ferramentas/procedimentos do GBIF, de acordo com as recomendações propostas.
Objectivos:
- Detalhar a produção de relatórios e de fluxos de dados nacionais, no âmbito português;
- Explorar ferramentas/procedimentos que possam melhorar e guiar a produção de relatórios sobre biodiversidade, em Portugal;
- Identificar e sumarizar boas práticas e partilhar recomendações com os Nós Europeus e com o Secretariado do GBIF;
- Documentar a experiência de parceiros e os mecanismos de informação sobre biodiversidade na Bélgica, França, Irlanda, Noruega e Portugal;
- Aumentar a perceção sobre as necessidades dos actores e dos procedimentos para dados e tomada de decisões.
Notícias e Actividades
(Lista de ações desenvolvidas pelo projecto)
O segundo Workshop do BIREME aconteceu em Paris, entre 3 e 4 de maio (2018). Neste evento, os Nós parceiros reuniram-se para discutir o desenvolvimento das actividades e para partilhar os primeiros resultados alcançados. Neste contexto, o coordenador do Nó Português, Rui Figueira, apresentou o caso português para a elaboração do relatório das diretivas nacionais do Habitats e das Aves. A apresentação completa pode ser acedida por este link.
O questionário para caracterizar o processo de elaboração de relatórios para o Habitats (artº 17) e Aves (artº 12) foi realizado entre os dias 8 e 9 de março de 2018, através de entrevistas presenciais com os principais responsáveis do ICNF, pela produção dos relatórios portugueses. Para mais informações, visite: https://osf.io/tajwy/
Publicação do relatório: BIREME, o caso Português. Este relatório documentou o processo de elaboração dos relatório das diretivas nacionais do Habitats (artº 17) e Aves (artº 12), em seu mais recente ciclo de publicação (2007-2012).
Parceiros
GBIF Bélgica (parceiro lider), GBIF França, GBIF Irlanda, GBIF Noruega, GBIF Portugal, Species2000.
Duração
1 Jun 2017 - 15 Sep 2018
Financiamento
€ 4,000
Co-financiamento
€ 28,000
Programa
Capacity Enhancement Support Programme
ID do Projecto
CESP2017-0002
Apoio
GBIF
Programme GBIF CESP 2017
Líder do projecto
GBIF Bélgica
Contacto:
André Heughebaert, Project Coordinator
Belgian Biodiversity Platform (Belspo)
Av. Louise 231 Louizalaan, B-1050
Brussels - Belgium