Folha informativa n.º 9, Julho 2018


Nó Português do GBIF
Folha informativa nº9, julho de 2018
Big data para a biodiversidade: GBIF.org ultrapassa mil milhões de registos de ocorrência de espécies
GBIF 1 BillionDescrição e fonte da foto: Frilled anemone (Metridium dianthus). Photo by B. Guichard, Agence Française pour la Biodiversité, licensed under CC BY-NC-SA 4.0
O GBIF.org alcançou mil milhões de registos de ocorrências de espécies no dia 4 de julho de 2018, graças à publicação de conjuntos de dados do Inventário Nacional do Património Natural da França (l'Inventaire National du Patrimoine Naturel), que incluiu a observação de uma anémona (Metridium dianthus) de Saint-Pierre e Miquelon, um arquipélago francês no noroeste do Atlântico. O registo para este invertebrado marinho é um dos 150.097 recolhidos através do BioObs (Base pour l’Inventaire des Observations Subaquatiques), uma ferramenta de ciência cidadã que permite aos mergulhadores aprender sobre o ambiente marinho, enquanto contribui para um inventário nacional de espécies subaquáticas. Mais informações.
 
Desafio GBIF Ebbe Nielsen 2018 procura inovação para o uso de dados de biodiversidade
Este desafio presta homenagem ao Dr Ebbe Schmidt Nielsen, um inspirador líder nas áreas de biossistemática e informática para biodiversidade, e um dos fundadores do GBIF. O prémio oferecido irá atribuir €34,000 e a data limite para submissão é 5 de setembro de 2018 - 1600 Central European Summer Time | UTC +2. O principal objectivo é encorajar utilizações inovadoras do uso de dados de biodiversidade e da infraestrutura de dados aberta, suportada pelo GBIF. As aplicações ou soluções desenvolvidas podem ser novas metodologias de análise, formatos de visualização relevantes para o apoio à decisão, aplicações móveis e para a web, melhoramentos dos processos de digitalização de dados, qualidade e acesso, assim como podem trabalhar em ferramentas já existentes. Saber mais para submeter a sua candidatura.
GBIF pretende contratar um novo Secretário Executivo
GBIF procura um lider dinâmico e visionário, com experiência internacional, para ocupar o posto de Secretário Executivo e guiar o GBIF para uma nova fase de desenvolvimento. O Secretário Executivo irá liderar o secretariado em Copenhaga, que conta com aproximadamente 25 pessoas em diferentes posições, e será responsável pela interacção com a Assembleia Geral do GBIF, com quem trabalhará na implementação dos planos estratégicos, operações em infraestruturas, auxílio aos utilizadores e promoção de parcerias. O Secretário Executivo reporta ao chair da Assembleia Geral do GBIF e será responsável por manter a estabilidade financeira da organização assim como as parcerias. Acha que esta oportunidade é para si ou para alguém que conhece? Então aceda a descrição completa e por favor partilhe com a sua rede de contactos.
Nó Português do GBIF, Instituto Superior de Agronomia, 2018.
Remover subscrição desta newsletter.