Folha informativa n.º 10, Dezembro 2018

Nó Português do GBIF
Folha informativa nº10, dezembro de 2018
Vencedora do prémio Jovens Investigadores de 2018 é portuguesa e investiga o impacto das alterações climáticas na distribuição de macroalgas, ao longo da costa Atlântica da Península Ibérica
Vencedora portuguesa Raquel Gaião
Raquel Gaião Silva é aluna de mestrado em biodiversidade e conservação marinha da Universidade do Algarve, e uma das duas vencedoras do prémio GBIF Jovens Investigadores (2018), destacando-se por ser a primeira vencedora portuguesa deste prémio. A estudante acabou de completar a sua dissertação para o EMBC+, e sua investigação utiliza registos de ocorrência de espécies da rede GBIF.org e de outras fontes, para examinar questões relativas ao aumento da temperatura dos oceanos e da distribuição de macroalgas ao longo da costa Atlântica em Espanha e Portugal, que vai do Golfo da Biscaia até o Estreito de Gibraltar. Os resultados das investigações produzidos por Raquel poderão beneficiar investigadores, tomadores de decisão e residentes costeiros, dentro e fora das áreas de estudo. Além disso, ressalta-se a importância destes estudos para a conservação da biodiversidade e para a promoção do uso e mobilização dos dados de coleções científicas e de acesso aberto, no mundo todo. Mais informações aqui.
Portal GBIF.org disponibiliza interface em português
A rede do GBIF.org está a trabalhar para ampliar a gama de idiomas disponíveis para os utilizadores do mundo todo. Actualmente, é possível aceder ao sítio e optar pelo português, para além do inglês, francês, espanhol e japonês. A versão na língua portuguesa, está disponivel e permite que os utilizadores da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), possam trabalhar na plataforma utilizando sua língua nativa. Mais informações aqui.
Plano de formação GBIF Portugal 2019: que curso gostaria de fazer?
O GBIF Portugal está a planear para o ano de 2019, uma série de cursos de formação, com o intuito de promover a aprendizagem sobre a partilha e a mobilização de dados de biodiversidade através do GBIF, a gestão dos dados através de ferramentas existentes, incluindo componentes de qualidade de dados e de georreferenciação. Para nós, é fundamental saber a opinião de todos, de modo a identificar as prioridades de formação. Deste modo, solicitamos a sua colaboração no preenchimento deste questionário, até ao final deste mês de dezembro, de forma a responder às expectativas e necessidades para as próximas edições de cursos oferecidos pelo GBIF Portugal. O tempo médio de preenchimento deste questionário é de apenas 2 minutos. Agradecemos desde já pela sua participação!
Chamada para candidaturas a bolsas para Missões Científicas de Curta Duração:STSM – Short Term Scientific Missions
A ação MOBILISE: Mobilising Data, Policies and Experts in Scientific Collections está com uma chamada aberta, com o foco em cientistas em início de carreira (estudantes de doutoramento e investigadores pós-docs), curadores e gestores de coleções de história natural e gestores de dados de geo- e biodiversidade, em particular de instituições que não possuem políticas e práticas bem estabelecidas para a mobilização de dados, digitalização de coleções de história natural e curadoria de dados. É dada preferência a cientistas de Inclusiveness Target Countries (ITC), sendo que Portugal está incluído nesta lista.​ As missões deverão ter uma duração de 7 a 14 dias e decorrer no período entre 1 de fevereiro e 15 de abril de 2019. Mais informações acerca das condições das Missões Científicas de Curta Duração (STSMs) e do processo de candidatura podem ser consultadas aqui. Os cientistas interessados devem submeter a sua candidatura até dia 15 de dezembro.
Nó Português do GBIF, Instituto Superior de Agronomia, 2018.
Remover subscrição desta newsletter.