Folha informativa n.º 11, Março 2019

Nó Português do GBIF
Folha informativa nº11, março de 2019
Disponível o Plano de Formação do Nó Português do GBIF para 2019
Curso de formação, 2018
O GBIF Portugal apresenta o Plano de Formação 2019, com uma série de cursos de formação previsto para este ano, com o intuito de promover a aprendizagem sobre a partilha e a mobilização de dados de biodiversidade através do GBIF, a gestão dos dados, incluindo as ferramentas existentes, e controlo de qualidade de dados.


Aqui, pode ver os cursos já programados e respectivos locais e datas. As formações decorrerão em Lisboa, Porto e Açores. Lembramos que o plano está sujeito a atualizações, pelo que se tiver qualquer dúvida, entre em contacto connosco através de: node@gbif.pt.


Consulte o Plano de Formação 2019.
Abertas inscrições para o primeiro curso de formação de 2019: Qualidade e Limpeza de Dados de Biodiversidade
Estão desde já abertas as inscrições para o curso de formação Qualidade e Limpeza de Dados de Biodiversidade, cujo objetivo é explanar os princípios de qualidade de dados, e procurar a sua aplicação através de práticas de deteção e limpeza de dados, com exemplos práticos. Não são necessários requisitos particulares para a participar no curso, para além de prática fluente de utilização de computadores e software na ótica do utilizador. A experiência anterior no registo, manutenção e gestão de dados de biodiversidade favorece um melhor aproveitamento do curso, mas estes não é um requisito.


O curso acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Maio, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa. As vagas são limitadas a 20 participantes e as inscrições estarão abertas até 18 de Abril.

Para mais informações, visite a página do curso .
Prémio Jovens Investigadores 2019: aberto para envio de candidaturas ao Nó Português do GBIF até 12 de abril
Lembramos que está aberta a convocatória para as candidaturas ao Prémio Jovens Investigadores 2019, até 12 de abril de 2019. Este concurso anual procura fomentar a investigação e a inovação no domínio da informática para a biodiversidade para alunos a desenvolver estudos de graduação ao nível do mestrado ou doutoramento que se baseiam em dados publicados através do GBIF.

Em 2019 serão atribuídos dois prémios de 5000€, de preferência a um estudante de mestrado, e a um estudante de doutoramento. Portugal, enquanto membro do GBIF, poderá nomear dois candidatos, os quais serão selecionados entre as candidaturas nacionais que forem submetidas ao Nó Português do GBIF até 12 de abril de 2019.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia, através do Conselho Científico das Ciências Naturais e do Ambiente, irá colaborar com o Nó Português na seleção dos dois candidatos a serem nomeados por Portugal.


Saiba mais sobre o Prémio Jovens Investigadores GBIF 2019.

2019 GBIF Ebbe Nielsen Challenge procura inovação em dados abertos para a biodiversidade
Lembramos ainda que está aberto o período de candidaturas ao 2019 GBIF Ebbe Nielsen Challenge, que atribuirá 34000€ em prémios a ideias inovadoras que alavancam dados e ferramentas da biodiversidade da rede GBIF para promover a ciência aberta.

A submissão de candidaturas, até 01 de agosto de 2019, é feita directamente ao Secretariado Internacional do GBIF. Para mais informações consulte 2019 GBIF Ebbe Nielsen Challenge.

Nó Português do GBIF, Instituto Superior de Agronomia, 2019.

Remover subscrição desta newsletter.