O Nó Português do GBIF promove a publicação de dados em acesso aberto pelas instituições portuguesas, em linha com a Política de Acesso Aberto para Dados Científicos, colocada em vigor pela Funcação para a Ciência e a Tecnologia. Com efeito, desde 2014 que é recomendada a disponibilização em acesso aberto dos dados científicos produzidos no âmbito de projectos financiados pela FCT.
A infraestrutura do GBIF disponibiliza um repositório persistente de dados de biodiversidade, para os investigadores publicarem dados de biodiversidade, cumprindo os requisitos do Acesso Aberto e princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). As condições criadas pelo GBIF permitem:
- a publicação dos dados com a adopção de uma das seguintes licenças de Acesso Aberto: Creative Commons Zero (CC0), Creative Commons Attribution (CC-BY);
- a publicação dos dados no formato padrão Darwin Core, que facilita a indexação e acesso a nível global, e a interoperabilidade com dados disponibilizados por outras plataformas;
- a publicação de metadados (descrição dos dados) no formato padrão EML, que facilita a descoberta dos conjuntos de dados. Para além disso, os metadados podem ser facilmente convertidos num artigo de dados;
- o acesso livre e gratuito aos dados, sem barreiras, para qualquer um, em qualquer parte do mundo, através da internet;
- a reutilização dos dados, quer através de pesquisa nos portais global GBIF.org e nacional dados.gbif.pt, quer através de interfaces API, disponíveis em cada um destes portais.
O GBIF assegura, por outro lado, a atribuição e crédito na utilização dos dados aos publicadores. A cada conjunto de dados publicado, assim como a cada conjunto de dados descarregado, é atribuido um DOI (Document Object Identifier), tal como acontece com a maioria das publicações científicas. Assim, é facilitada a correcta citação do uso dos dados, a qual é também rastreada nas publicações científicas pelo GBIF. Deste modo, são contabilizadas o número de citações para cada conjunto de dados publicado pelo GBIF.
Este facto é de enorme importância para os investigadores que publicam dados, tanto mais que, na Declaração do EOSC foi recomendado que o reconhecimento da publicação de dados seja reconhecida aos investigadores para efeitos de avaliação curricular e progressão na carreira. Ao ser dado esse passo, será criado mais um importante incentivo à publicação de dados em acesso aberto, o que promove, por outro lado, um maior número de citações dos artigos científicos, com tal como demonstrado neste artigo.
Para saber como pode publicar os seus dados de biodiversidade através do GBIF, comece por aqui. O Nó Português do GBIF dará todo o apoio necessário, através de formação e disponibilização da infraestrutura, para essa publicação.