GBIF Portugal colabora na reunião regional e formação para nós do programa BID África

 

Rui Figueira participou enquanto mentor na Reunião Regional Africana do programa Biodiversity Information for Development (BID), que se realizou entre 3 e 6 de setembro de 2019, em Yaoundé, Camarões. A reunião juntou juntou mais de 50 colaboradores de nós africanos ou de projetos financiados por aquele programa, foi organizado pelo Secretariado Internacional do GBIF e pelo Ministério do Ambiente, da Proteção da Natureza e do Desenvolvimento Sustentável dos Camarões.

Os objetivos da reunião foram a reflexão sobre o impato do BID na região africana, a identificação de prioridades e oportunidades para o futuro de forma a assegurar a continuação dos esforços na mobilização de dados na região e a realização de formação sobre os primeiros passos para a constituição de um Nó de Participante GBIF.

O workshop contou com uma forte componente prática, quer na avaliação de resultados do BID, como nas actividades formação para Nós. O papel dos mentores foi, assim, o de facilitar a discussão e a obtenção de conclusões, nos grupos de trabalhos criados durante workshop.

O encontro contou ainda com a realização de um bioblitz, durante a visita à Reserva Integral do Museu Ecológico do Milénio, que se encontra a cerca de 25 km a nordeste da capital do país. Esta reserva é constituida por floresta secundária antiga, que faz parte da floresta equatorial da bacia do Congo. Os registos do bioblitz foram efectuados através da plataforma de ciência cidadã iNaturalist, no projeto deste link: https://www.inaturalist.org/projects/gbifbid-africa-workshop-cameroon-ch....

O workshop motivou um grande interesse no país, tendo sido alvo de reportagem pelos media nacionais.

O BID é um programa levado a cabo pelo GBIF em resultado de financiamento atribuido pela Comissão Europeia no ânbito do EuropAID, que teve por objetivo a mobilização de dados e o aumento de capacitação para o uso de informação sobre biodiversidade no apoio à decisão.

section_art1: