GBIF organiza workshop virtual “Advancing the Catalogue of the World's Natural History Collections”

O GBIF irá promover a realização de um workshop virtual para promover a discussão sobre um catálogo global das colecções de história natural. Pretende-se identificados os contributos da comunidade em informática para a biodiversidade no desenvolvimento de uma rede e sistemas sustentáveis, económicos e cientificamente relevantes  de gestão e uso da informação sobre biodiversidade.

Com este workshop, pretende-se reunir contributos de várias actividades, iniciativas e parceiros relevantes neste domínio, como sejam o SYNTHESYS+, os catálogos globais actuais de colecções de história natural (IH, WFCC) e outras iniciativas regionais (ALA, Living Atlases, iDigBio), o TDWG, a alliance for biodiversity knowledge, o GBIO, e a actividade do programa de trabalhos do GBIF relativo ao GRSciColl. A participação está aberta a todos, sendo possível a inscrição a partir da informação disponível na notícia do evento.

Este workshop terá um formato virtual, decorrendo através de seminários via web e uma consulta online. Os seminários terão duas sessões alternativas, de forma a permitir a participação a nível global. A sessão em horário adequado ao continente europeu realizar-se-á a 13 de Março de 2020. A consulta decorrerá em Abril, entre 17 e 29 daquele mês.

Eset workshop é muito relevante para a actividade das infraestruturas de investigação nacionais PORBIOTA e PRISC, assim como as ESFRI em que estas estão associadas, LifeWatch-ERIC e DiSSCO. Espera-se, igualmente, um forte envolvimento dos investigadores em Portugal associados a estas infraestruturas, assim como os que trabalham, gerem ou mantêm colecções de história natural.

Para mais informações sobre o workshop virtual consulte o seu anúncio.

 

Foto por Aubrey Rose Odom on Unsplash