
Uma equipa interdisciplinar de 19 investigadores de sete países europeus discutiu soluções de machine learning para extrair informações contidas nas coleções de história natural. O machine learning permite extrair dados mais rapidamente, mas também pode permitir a colheita de novos tipos de dados. O workshop foi enquadrado pela Action COST Mobilise (Mobilising Data, Experts and Policies in Scientific Collections) e decorreu em Coimbra, entre 8 e 10 de Setembro de 2021, tendo sido acolhido no Herbário da Universidade de Coimbra, Departamento de Ciências da Vida.
No primeiro dia foram realizadas 11 apresentações, quatro remotamente, sobre casos de uso e aplicações práticas. Houve uma ampla gama de tópicos, desde fluxos de trabalho e digitalização de colecções até à extração de metadados, conjuntos de dados de treino e reconhecimento de traits. No segundo dia houve um brainstorm para uma análise SWOT de uma estratégia de machine learning. As novas ideias reunidas durante o workshop foram incorporadas no draft de um manuscripto sobre o desenvolvimento de uma infraestrutura para apoiar a análise de imagens de coleções.
Após um longo período de confinamento, esta foi uma experiência enriquecedora para troca de ideias e partilha de risos em eventos sociais.



