
Uma análise da Deloitte Access Economics revela que por cada euro investido no GBIF há um retorno de 3 € em benefícios diretos para os utilizadores e até 12 € sociedade. Estes dados resultam da primeira valorização económica da rede, infraestrutura e serviços do GBIF, e fazem parte de várias conclusões destacadas pelo relatório Avaliação económica e avaliação do impacto da rede GBIF, preparado e publicado pro aquela entidade.
A equipa de economistas da Deloitte usou vários métodos analíticos para produzir esta estimativa. O relatório coloca o valor anual de benefícios para utilizadores do GBIF em 48 milhões de euros, a partir de investimento total de 15 milhões de euros (cerca de 5 milhões de euros ao nível do Secretariado Internacional mais 10 milhões de euros ao nível dos nós nacionais e outras actividades). Os benefícios indirectos para a sociedade podem atingir os 185 milhões de euros por ano.
Outras conclusões fundamentais do relatório incluem:
- GBIF expande o âmbito do que é possível realizar. Quase metade (47 por cento) de todos os utilizadores inquiridos pela Deloitte informaram que teria sido impossível realizar a sua investigação na ausência de GBIF.
- "O benefício mais substancial e quantificável do GBIF" é uma economia de tempo médio estimado de 64 horas por utilizador para encontrar dados através de fontes alternativas.
- Quase todos os utilizadores (92 por cento) associaram o seu uso de dados mediados através do GBIF a contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Pode consultar a notícia completa no portal global do GBIF.