
A Associação BIOPOLIS (CiBIO) e a Universidade do Porto, em nome de Portugal, irão acolher a 31ª reunião do Governing Board do GBIF, que decorrerá de 1 a 4 de outubro de 2024, no campus do BIOPOLIS, em Vairão, Vila do Conde.
O Governing Board é o principal órgão de tomada de decisão do Global Biodiversity Information Facility (GBIF), composto por representantes dos governos dos 63 países membros e 43 organizações internacionais. Além disso, países não membros, outras organizações internacionais e o Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CBD) são convidados a participar como observadores.
Este encontro anual serve de palco para a apresentação dos progressos realizados pelos vários comités e pelo Secretariado internacional do GBIF, bem como para a discussão de estratégias e desenvolvimentos futuros da organização. Durante a reunião, serão também atribuídos os prestigiados prémios anuais do GBIF, nomeadamente o Prémio GBIF 2024 para Jovens Investigadores e o Desafio Ebbe Nielsen. O Prémio para Jovens Investigadores reconhece o uso inovador do GBIF na informática da biodiversidade por estudantes de mestrado ou doutoramento, enquanto o Desafio Ebbe Nielsen distingue contributos de cientistas, modeladores de dados, programadores de software e outros especialistas. Estudantes portugueses já foram vencedores do Prémio para Jovens Investigadores em 2023 e 2018.
No âmbito da reunião, realizar-se-á no dia 2 de outubro o simpósio "Using GBIF to mainstream biodiversity in governments, the private sector, and society", organizado pelo BIOPOLIS. O simpósio é aberto ao público e poderá ser assistido presencialmente ou online. Consulte o programa e inscreva-se aqui.
O programa da reunião incluirá uma excursão à Quinta do Seixo, localizada na região vinícola do Alto Douro, uma das mais antigas regiões vinícolas do mundo e classificada como Património Mundial pela UNESCO, onde os participantes poderão encontrar uma combinação única de tradição e práticas vitivinícolas de vanguarda, incluindo as melhores práticas de conservação da agrobiodiversidade.
O GBIF, ou Global Biodiversity Information Facility, é uma rede internacional e infraestrutura de investigação financiada por governos de todo o mundo, com o objetivo de fornecer acesso aberto a dados sobre todas as formas de vida na Terra, disponíveis a qualquer pessoa, em qualquer lugar.