Lançado novo portal do Nó Português do GBIF

O portal do Nó Português do Global Biodiversity Information Facility (GBIF) foi recentemente lançado em versão bilingue (português / inglês), com a finalidade de divulgar as actividades do Secretariado Internacional do GBIF, do Nó Português do GBIF, assim como de outros Nós nacionais que fazem parte da rede. Este lançamento acontece em simultâneo com a atribuição ao investigador português Miguel Araújo o prestigiado prémio Ebbe Nielsen 2013 pelo GBIF, reconhecendo o trabalho pioneiro daquele investigador no estudo do impacto das alterações climáticas na biodiversidade.

 

O portal, disponível no endereço www.gbif.pt, permite o acesso a ferramentas informáticas e documentação que facilite a participação de instituições e organismos nacionais na rede GBIF, quer como provedores de dados de biodiversidade, quer como utilizadores da informação. A comunidade nacional, terá assim acesso facilitado e apoio aos mecanismos de disponibilização e uso de dados do GBIF, recursos estes que serão paulatinamente disponibilizados também em versão portuguesa. Para além do portal, fica desde já também disponível na infraestrutura implementada a publicação de dados portugueses no GBIF através do Integrated Publishing Toolkit, implementado e registado pelo Nó.

 

No futuro, o portal permitirá também a pesquisa e acesso aos dados de ocorrência de biodiversidade, quer dos disponibilizados por instituições ou organizações portuguesas, quer das ocorrências em território nacional dispobilibilizadas por organizações de países terceiros. Irá também de forma gradual incorporar outras ferramentas implementadas no Nodes Portal Toolkit, que está activamente a ser desenvolvido pelo Secretariado do GBIF para melhorar a presença dos Nós GBIF na Internet.

 

O Nó Português do GBIF foi instituido no IICT pela FCT em Dezembro de 2012, reconhecendo e valorizando a infraestrutura e know-how do IICT no domínio da Informática para a Biodiversidade e dos Repositórios Digitais. O IICT é provedor de dados no GBIF desde 2008, disponibilizando mais de 55 mil registos de colecções botânicas e zoológicas. Para além do IICT, existem mais cinco provedores de dados portugueses através do GBIF, totalizando um total 90 mil registos disponíveis através da rede.

 

O GBIF é uma organização intergovernamental que tem como objectivo facilitar o acesso livre e gratuito, através da internetm a dados primários de biodiversidade. Do GBIF fazem parte 46 países e 34 organizações, disponibilizando cerca de 400 milhões de registos de mais de 10 mil bases de dados. Portugal é membro fundador da rede desde 2001.